sábado, novembro 23, 2024
InícioCiência e tecnologiaO que é milk shaming nas redes sociais?

O que é milk shaming nas redes sociais?

Milk shaming é o ato de fazer com que os consumidores de leite de vaca se sintam envergonhados por sua paixão por laticínios nas redes sociais, e a prática está se tornando muito comum nos EUA. Enquanto isso, o setor de leite no país tenta desesperadamente salvar sua imagem pública.

O aumento do consumo de leites não lácteos significa que a popularidade do leite de vaca está diminuindo, e a pressão social para encontrar outras alternativas está começando a ficar mais forte, especialmente on-line.

Café com leite via Alberto Bogo/Unsplash

O milk shaming é um fenômeno que está se espalhando nas redes sociais. Há muitas contas no Instagram administradas por estudantes universitários, todas sediadas nos EUA, que seguem seus colegas e os expõem por beberem leite no campus.

Essas contas compartilham publicamente fotos, enviadas por usuários, de estudantes bebendo leite, comprando galões da bebida no supermercado, ou desfrutando de um copo dentro do dormitório. Em todo o país, universitários estão achando graça em intimidar as pessoas que gostam de leite de vaca. Mas nada disso para no Instagram, a prática também é grande no TikTok.

De onde vem o milk shaming?

Copo de leite via Brian Suman/Unsplash
Copo de leite via Brian Suman/Unsplash

O desdém pelo leite de vaca vem principalmente da conscientização sobre as más práticas, incluindo a inerente crueldade animal, e os impactos ambientais causados pelo setor de laticínios. Esses fatores são suficientes para fazer com que muitas pessoas abandonem o leite.

Embora 92% dos lares estadunidenses ainda consumam leite lácteo, de acordo com o Good Food Institute, grupos mais jovens e diversificados estão preferindo cada vez mais produtos à base de plantas. Os leites de amêndoa, soja ou aveia estão conquistando exponencialmente um espaço substancial no mercado de leite, tornando-se uma das áreas de crescimento mais rápido no setor alimentício moderno.

Este assunto ganhou tanto impacto que Queen Latifah se juntou a uma campanha fundada pelo setor para apoiar aqueles que “sofreram com milk shaming”. O discurso, vinculado a tentativas de destacar os benefícios do consumo de leite para a saúde, brinca com aqueles que exageram um pouco e chamam de bullying o fato de julgar outras pessoas por consumirem leite de vaca.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui