As constantes mudanças de comportamento nas redes sociais moldam o cenário digital. Assim, o fenômeno feed zero é considerado por muitos como uma reação ao vício digital e à era do compartilhamento excessivo.
Em suma, este fenômeno envolve usuários ocultando todas as fotos e vídeos publicadas em seus perfis – especialmente do Instagram, deliberadamente criando uma página em branco. Essa tendência é especialmente popular entre as gerações mais jovens.
O que é feed zero nas redes sociais?
Para muitos jovens, o feed do Instagram, tradicionalmente onde eles documentavam diversos momentos, tornou-se outra coisa: pegadas digitais. De certa forma, o feed zero é uma maneira de retomar o controle da presença on-line e proteger a privacidade, além de ser uma reação à saturação das redes sociais.
Embora o feed não seja mais importante, isso não significa que os usuários estão desistindo do Instagram como um todo. Significa apenas que sua atenção está mais voltada para as mensagens e Stories, especialmente para os Close Friends. Em outras palavras, usuários estão escolhendo interações temporárias ou privadas em vez das permanentes.
O que é feed zero?
O movimento feed zero se alinha com a evolução dos comportamentos digitais, uma mudança de preferência que o Snapchat e o BeReal entenderam há muito tempo. E, em partes, o algoritmo desempenha um papel importante nesse fenômeno. Já há algum tempo o padrão é ver menos publicações de perfis que seguimos no feed principal, então por que se importar?
O conteúdo nas redes sociais da Meta, em particular, costumava depender majoritariamente de quem os usuários selecionavam para seguir. Mas agora, a empresa está obtendo maiores ganhos de engajamento usando algoritmos. Em essência, as mensagens e os Stories se tornaram o elemento “social” que muitos usuários procuram.
Independente do que motiva os adeptos do feed zero, muitos usuários estão excluindo todas as fotos e vídeos em seus perfis do Instagram. Outros usuários estão apenas arquivando suas publicações – caso queiram ter acesso a esse conteúdo mais tarde. Como resultado, o Instagram tem desviado recursos de outras partes da plataforma para as mensagens e os Stories, atendendo a essa nova tendência.