Você já ouviu falar sobre Screen Tearing? O erro acontece durante a reprodução de jogos e atrapalham a fluidez, deixando os gamers insatisfeitos com as falhas apresentadas na tela. Isso porque acontecem quebra de quadros, ou verdadeiros rasgos, cortando as imagens.
Se você já passou por isso, bem na hora da diversão, saiba qual é a origem deste erro e algumas diferentes formas de corrigi-lo.
Leia mais
O que é Screen Tearing?
Sreen Tearing é um rasgo de tela, em outras palavras é um problema comum que ocorre durante a reprodução de vídeos ou jogos. Basicamente, este erro acontece quando a imagem parece se dividir em duas ou mais partes.
A origem deste erro, acontece a partir da falta de sincronização entre a placa de vídeo do seu computador ou console e a taxa de atualização (quantidade de vezes que a imagem é atualizada na tela por segundo) do monitor ou da TV que você está usando.
Portanto, o Screen Tearing se dá exatamente no momento em que a placa de vídeo envia uma nova imagem para o monitor no meio do processo de atualização. Dessa forma, o monitor acaba exibindo uma imagem antiga e uma nova ao mesmo tempo, causando a divisão na tela.
E nesse momento os usuários tomam aquele susto, isso porque essa divisão é visível, podendo acontecer com variados graus de intensidade e ângulos. Deste modo, bem no meio da diversão, seja durante a transmissão de um filme ou de um jogo, a quebra dos frames causa insatisfação no público. No entanto, há diferentes formas de consertar esse erro, confira a seguir.
Screen Tearing: como resolver problema em jogos?
Existem algumas formas de conseguir resolver o problema quando o erro Screen Tearing acontece, uma delas é a sincronização vertical (V-Sync).
Essa forma é bem simples, você só precisa ativar a sincronização vertical (V-Sync) nas configurações do jogo ou do driver da placa de vídeo. Dessa forma, a placa de vídeo limitará a taxa de quadros por segundo para corresponder à taxa de atualização do monitor e seu problema estará resolvido. A V-Sync é uma opção disponível para placas de vídeo Intel, AMD e NVIDIA.
Outra solução para eliminar o Screen Tearing é utilizar um monitor com taxa de atualização adaptativa, como o G-Sync da Nvidia ou o FreeSync da AMD. Ao usar tais tecnologias, a taxa de atualização do monitor é ajustada automaticamente e de acordo com a taxa de quadros enviada pela placa de vídeo.
No entanto, se após realizar tais recursos o problema persistir, faça uma verificação nas configurações no painel de controle, conferindo se o monitor está na taxa correta de atualização (Hz) e se há alguma outra opção errada, tanto de monitor, de GPU e do jogo que apresenta problemas. Além disso, verifique também os itens físicos, como cabo usado, conferindo se está de acordo com a tecnologia do seu monitor e GPU.