quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaO que é a ‘batata espacial’ fotografada pela NASA?

O que é a ‘batata espacial’ fotografada pela NASA?

Recentemente, o perfil oficial da NASA no Instagram divulgou uma foto intrigante de algo que, honestamente, se bastante com uma ‘batata espacial’ (e assim foi batizada pelos internautas). O objeto em questão, na verdade, é muito mais impressionante que isso (e também um antigo conhecido dos astrônomos. A curiosa rocha espacial é a lua marciana Phobos (também conhecida como lua condenada) e deve, muito provavelmente, causar o fim de Marte em alguns milhões de anos.

Entenda:

  • Uma foto recentemente divulgada pela NASA parece mostrar uma ‘batata espacial’ – na verdade, é Phobos, uma das luas de Marte;
  • Conhecida como lua condenada, Phobos deve, em 50 milhões de anos, colidir contra o planeta vermelho e causar sua destruição;
  • Outra possibilidade apresentada pela agência espacial é que o satélite simplesmente se divida em um anel;
  • Um estudo recente apresentou a hipótese de que Phobos tenha sido um cometa;
  • A lua tem cerca de 22 quilômetros de diâmetro, e seu nome é uma homenagem ao deus grego do medo.
Phobos é uma das duas luas de Marte. (Imagem: Alones/Shutterstock)

Phobos está, atualmente, em uma rota de colisão contra o planeta vermelho, aproximando-se cerca de 1,8 metros dele a cada século. Em 50 milhões de anos – quando a agência espacial estima que a colisão deve acontecer – dois possíveis cenários poderão ser vistos: ou a lua vai atingir Marte e, inevitavelmente, destruí-lo, ou, então, dividir-se em um anel.

O que sabemos sobre Phobos até agora

Para capturar a imagem da lua condenada, a NASA usou a câmera High Resolution Imaging Science Experiment (HiRISE) da Mars Reconnaissance Orbiter, nave que estuda Marte desde 2006, quando alcançou a órbita do planeta.

Em 50 milhões de anos, Phobos deve causar a destruição de Marte. (Imagem: Dotted Yeti/Shutterstock)

Phobos – nome que homenageia o deus grego do medo – tem cerca de 22 quilômetros de diâmetro e é um dos dois satélites naturais de Marte. O segundo é Deimos, com aproximadamente 12 quilômetros de diâmetro. 

Por serem tão pequenas, Phobos e Deimos não possuem gravidade forte o suficiente para serem moldadas em formato de esfera, ganhando a aparência de ‘batata espacial’ que podemos ver na imagem divulgada. Acredita-se que as duas luas foram atraídas pelo campo gravitacional de Marte, e um estudo recente até sugeriu que Phobos pode ter sido um cometa.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui