A autenticação de dois fatores é uma técnica de cibersegurança que aplica uma camada extra de proteção, o que pode dificultar a ação de hackers e auxiliar a manter os dados seguros. A seguir, saiba mais detalhes sobre como ela funciona e por que é importante.
O que é e para que serve a autenticação de dois fatores?
Quando um internauta cria um perfil em um site ou plataforma, as informações enviadas para esse registro ficarão protegidas por uma senha. Esta senha representa a primeira camada de segurança para acessar os dados do perfil e, portanto, é indispensável. Contudo, hackers podem adquirir esta senha ou reformulá-la, o que mais tarde os permitiria acessar suas informações. Dito isso, é fácil perceber que quanto mais camadas de segurança os seus perfis na internet tiverem, mais seguros eles estarão.
A autenticação de dois fatores é justamente um método de segurança que atribui mais uma camada de proteção a uma conta. Ou seja, a senha para o seu perfil seria a primeira camada, e a autenticação seria a segunda.
Atualmente, alguns sites disponibilizam esta camada de forma nativa: nesse caso, o usuário recebe um código por e-mail ou SMS no celular, e deve inseri-lo na plataforma para realizar o login. Apesar de também ser útil, o mais indicado é utilizar aplicativos Autenticadores, que podem ser sincronizados com o seu perfil online, e disponibilizam códigos de segurança direto no seu celular, sem comprometer o número de telefone ou e-mail.
Esses aplicativos, geralmente, apresentam alto poder de criptografia, o que auxilia a manter seus códigos protegidos e dificultar o acesso de pessoas não autorizadas. Mas também há outras formas de autenticação de dois fatores, como biometria, cartões magnéticos, PINs, e muito mais.