quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaO que a Disney pensa sobre o mercado de games?

O que a Disney pensa sobre o mercado de games?

A Disney tem algumas das franquias mais poderosas do mundo. Muito além do Mickey e do Donald, o império conta hoje com os heróis da Marvel, Star Wars, Indiana Jones, entre outros.

Vira e mexe você vê algum desses filmes estreando nos cinemas. Mas e nos games? Como a gigante Disney lida com esse mercado?

O Olhar Digital explica para você agora.

Leia mais

Um pouco de história

  • A Disney abandonou o desenvolvimento interno de jogos há vários anos, optando por licenciar suas premiadas franquias para desenvolvedores e editores terceirizados.
  • Sim, a Disney já foi dona de estúdios, como a LucasArts e a Avalanche Software, só que o modelo não era tão rentável.
  • Hoje, com a produção caríssima de jogos, a Disney opta por licenciar seus produtos.
  • Homem-Aranha 2, por exemplo, custou à Sony US$ 300 milhões!
  • Desse total, pelo menos US$ 100 milhões foram pagos em licença.
O belíssimo, mas caríssimo Homem-Aranha 2, exclusivo para PlayStation 5 – Imagem: Reprodução/Sony
  • Ou seja, a Disney expõe sua marca em um jogo AAA e ainda ganha muito dinheiro com isso.
  • A empresa também celebra diferentes acordos para ter seus produtos em evidência.
  • O mais recente foi fechado com a Epic Games: US$ 1,5 bilhão para levar seus personagens mais icônicos para dentro do sucesso Fortnite.

O futuro, segundo um especialista

Além do investimento bilionário na Epic Games, a Disney acaba de contratar os executivos Bjorn Tornqvist (ex-Ubisoft Massive) e Ray Gresko (ex-Blizzard) para cuidar de novos investimentos na área, mas eles não devem envolver a compra de desenvolvedoras.

Segundo o analista Rhys Elliot, da MIDiA Research, a companhia deve continuar adotando o modelo atual. Ou seja, injetando dinheiro em nomes já reconhecidos pelo mercado, como a Epic Games.

Fortnite
Fortnite deve ter uma versão com personagens da Marvel futuramente – Imagem: shutterstock/Cassiano Correia

Sobre a possibilidade de grandes estúdios se afastarem de jogos licenciados, o especialista disse que a Disney deve ficar tranquila.

Sim, os US$ 100 milhões cobrados por Homem-Aranha 2 são valores elevadíssimos. Porém, a produtora conseguiu lucrar da mesma maneira – graças à marca forte do seu protagonista, que pertence justamente à Disney.

Segundo Elliot, isso vai continuar se repetindo porque os personagens sob o guarda-chuva da empresa são importantes demais na cultura pop.

A Electronic Arts disse recentemente que abandonaria esse modelo de licenciamento. A mesma empresa, porém, já tem encaminhados dois jogos de personagens da Marvel: Homem de Ferro e Pantera Negra. Ou seja, vai ter que pagar direitos à Disney do mesmo jeito.

As informações são do WCCFTech.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui