quinta-feira, outubro 3, 2024
InícioCiência e tecnologiaO próximo Xbox pode ser um portátil?

O próximo Xbox pode ser um portátil?

Enquanto os fãs de videogame especulam quando e como serão os consoles da próxima geração, a Microsoft trabalha em silêncio de olho em um novo público. A empresa planeja, claro, lançar um concorrente para o PlayStation 6 e para o Switch 2 (se é que vão se chamar assim mesmo). Mas a big tech também estaria pensando em um portátil – que estrearia antes mesmo do próximo Xbox.

Existem alguns rumores nesse sentido – e as coisas esquentaram ainda mais depois de uma entrevista que o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, deu ao site gringo Polygon. Ele não confirmou nada, mas deu indícios muitos fortes de que esse será o futuro da marca.

Leia mais

Spencer citou vários dispositivos portáteis de jogos para PC existentes, entre eles o Asus ROG Ally, o Lenovo Legion Go e o Steam Deck. Elogiou todos, mas disse que queria torná-los mais Xbox, no sentido de ter toda a biblioteca do console na palma da mão, assim como os saves dos jogos.

“Quero poder inicializar o aplicativo Xbox em tela inteira, mas em modo compacto. E toda a minha [experiência] social está lá. Como se eu quisesse que parecesse o painel do meu Xbox quando ligo a televisão. [Exceto que eu quero] nesses dispositivos”, disse o chefão da Microsoft.

Esse é o Steam Deck – Imagem: Mr.Mikla / Shutterstock

Hardware ou software?

  • Nessa mesma entrevista, Phil Spencer citou os termos hardware e software.
  • Hardware, a grosso modo, seria a parte física do aparelho eletrônico.
  • Já o software é o sistema, a parte que executa as operações.
  • Pelo que deu para entender da fala do chefão da Microsoft Gaming, a empresa ainda não teria batido o martelo (ou ele não quis falar) se a apsota será num portátil físico do Xbox ou em uma espécie de aplicativo que rodaria em outros dispositivos.
  • Essa segunda hipótese seria algo mais voltado para as gerações mais novas:

“Essa ideia de que o Xbox só pode ser esse dispositivo que se conecta à televisão não é algo que vemos na pesquisa da Geração Z. Porque nada é assim para eles. Alguns terão um iPhone, alguns terão um Android, mas todos os jogos e tudo mais é igual. Ainda posso acessar o TikTok em ambos. Todos os conteúdos estão disponíveis onde quer que eles queiram”, afirmou Spencer.

  • Vale destacar que todas essas dúvidas devem acabar em junho deste ano, quando acontecerá a nova Xbox Showcase.
  • Segundo a executiva Sarah Bond, o evento vai trazer “algumas coisas interessantes”.

Uma nova era do Xbox sem exclusivos?

Voltando a falar na entrevista de Phil Spencer, ele voltou a defender a decisão da Microsoft de liberar alguns games exclusivos para os concorrentes PlayStation e Nintendo.

O CEO explicou que a indústria do setor ficou extremamente cara – “a Matemática mudou”, nas palavras dele. Spencer disse que muitos estúdios trabalham de freio de mão puxado com medo de lançar jogos diferentes e criativos porque esses games já saem com a obrigação de venderem milhares de cópias (para se pagarem).

A esclusividade limita ainda mais o mercado, dificultando que os produtos alcancem os números mínimos de venda. Segundo Spencer, seu objetivo não é crescer “às custas da indústria”, mas sim “com a indústria”.

“Eu direi que cada decisão que tomamos hoje e amanhã é para o benefício do Xbox. Eu sei que às vezes as coisas são politizadas, que há algum mal nos bastidores nos fazendo tomar decisões – ‘Phil odeia exclusividades e é por isso que agora estamos como PlayStation e Switch.’ Mas cada decisão que tomamos é para tornar o Xbox mais forte a longo prazo”, concluiu.

Lembrando que a Microsoft liberou até agora 4 exclusivos: Hi-Fi Rush, Pentiment, Sea of Thieves e Grounded. Novos títulos devem entrar nessa lista em breve.

pentiment
Pentiment já está disponível para compra na PS Store – Imagem: Divulgação/Obsidian

As informações são do site Polygon.




com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui