segunda-feira, maio 12, 2025
InícioCiência e tecnologiaO novo carro mais potente do mundo terá um motor “a jato”

O novo carro mais potente do mundo terá um motor “a jato”

Um prato cheio foi revelado para os apaixonados por hipercarros. A Zenvo, montadora de superesportivos, anunciou que o seu mais novo motor V12 encerrou a fase de desenvolvimento. Segundo informações do New Atlas.

O Mjoner, como foi chamado, promete ser o mais potente do mundo e ainda por cima ter emissões de carbono dentro do permitido. O novo motor de 6,6 litros com quatro turbocompressores terá a capacidade de gerar mais de 1.200 cavalos de potência.

Motor estará no próximo hipercarro da Zenvo

Esse monstro em breve equipará um dos luxuosos carros da companhia dinamarquesa. O candidato para receber essa maravilha da engenharia automotiva é o Aurora. Apesar de ainda estar em desenvolvimento, o protótipo deve ser apresentado no Goodwood Festival of Speed, em julho deste ano.

Zenvo Aurora (Imagem: Zenvo/DIvulgação)

As fases de testes do projeto começarão em breve. O novo hipercarro dinamarquês chega como um dos mais potentes do mundo. Com o auxílio de quatro turbocompressores montados em “V quente”, o motor V12 de 6,6 litros a 90 graus foi projetado para entregar até 1.250 cavalos de potência. Como esperado nesse tipo de carro, há lugar para apenas duas pessoas por vez.

O carro mais potente do mundo

Algumas montadoras brigam pelo título de carro de “passeio” mais potente do mundo. Atualmente esse título fica com o Aston Martin Valkyrie, com seus 1.000 cavalos de potência e 11.100 rpm, naturalmente aspirado.

Apesar disso, a afirmação da Zenvo de que o Aurora é o “O motor V12 mais potente já construído para um carro de rua” se confirma. Enquanto o motor de 6,5 litros do Valkyrie, desenvolvido pela Cosworth, estava mais próximo de um Fórmula 1, a Zenvo faz questão de destacar que seu V12 foi desenvolvido do zero especificamente para uso em carros de rua.

Zenvo Aurora
Zenvo Aurora motor (Imagem: Zenvo/DIvulgação)

Uma preocupação quanto aos hipercarros é a praticidade, já que é muito difícil e caro utilizá-los no dia-a-dia em uma cidade grande, principalmente aqui no Brasil. Boa parte dos superesportivos são complicados de dirigir em ambientes urbanos. Porém, o Aurora aparenta equilibrar perfeitamente um desempenho brutal, de tirar o fôlego, com uma dirigibilidade relativamente acessível.

Sistema de ignição “a jato”

A Zenvo desenvolveu o motor Mjølner V12 em cooperação com a Mahle Powertrain, que integrou ao projeto seu avançado sistema Jet Ignition. Essa tecnologia substitui a ignição tradicional por vela por uma câmara de pré-combustão, onde a mistura ar-combustível é parcialmente queimada. Essa queima inicial gera jatos de gases que são liberados em alta velocidade na câmara principal, promovendo uma ignição mais uniforme e rápida.

Sistema de ignição desenvolvido pela Mahle
Sistema de ignição desenvolvido pela Mahle (Imagem: Zenvo/DIvulgação)

Inspirado nos motores de pré-câmara da Fórmula 1, o sistema Jet Ignition visa aumentar a eficiência térmica do motor, reduzir emissões e melhorar o consumo de combustível — tudo isso sem comprometer o desempenho.

Em poucas palavras, como funciona o sistema Jet Ignition:

  • Substitui a vela tradicional por uma câmara de pré-combustão.
  • Produz jatos de combustão que inflam a mistura na câmara principal de forma mais eficiente.
  • Proporciona ignição mais estável e rápida
  • Aumenta a eficiência térmica.
  • Reduz emissões e melhora o consumo de combustível.
  • Permite alto desempenho com menor impacto ambiental.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui