A empresa suíça Micro, a criadora do simpático Microlino, apresentou uma versão Lite do modelo original no Salão Automóvel de Genebra. A versão pode ser conduzida em alguns países da Europa com licença de ciclomotor a partir dos 14 anos (em Portugal o limite sobe para 16 anos).
Para isso, a velocidade máxima foi reduzida para 45 km/h, a metade do Microlino padrão. A ideia da marca é atrair o interesse de moradores urbanos que não pretendem trocar o carro por outros veículos, mas procuram algo mais conveniente para se locomover.
Como é o Microlino Lite
- O modelo Lite tem o mesmo design monobloco do irmão mais velho.
- As medidas do “carrinho” são: 2,5 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,5 m de altura.
- Outra vantagem é o peso. Diferente dos EVs maiores, o Microlino Lite pesa cerca de 600 kg.
- O veículo gera até 9 kW de potência e sua bateria tem modestos 5,5 kWh de capacidade, o suficiente para percorrer 100 km por carga (ou 177 km na versão com bateria maior de 11 kWh).
- A recarga de 0 a 80% demora cerca de duas horas usando um carregador Tipo 2 de 2,2 kW na bateria de entrada e quatro horas na versão com mais capacidade.
- O microcarro de dois lugares também vem equipado com teto solar e porta-malas de 230 litros.
O Microlino Lite será construído em Torino, na Itália, e será vendido em azul ou cinza. O interior básico pode ser personalizado com couro vegano, banco de veludo, bolsos laterais, alto-falante bluetooth e suporte para smartphone.
Preço e disponibilidade
A proposta do modelo mais básico é custar menos, por isso, o modelo será vendido por assinatura a 156 euros, pouco mais de R$ 840 por mês na cotação atual, no plano de 5.000 km/ano por 48 meses.
As pré-encomendas começam nesta segunda-feira (26), com entregas no “início do verão”, que começa em junho no Velho Continente.
A Micro ainda não divulgou a lista de países que vão receber o microcarro elétrico. Os EUA devem ser os próximos da lista. Segundo um porta-voz da empresa, o modelo chega as EUA até o fim de 2024.