Numa era automobilística dominada por segurança, sustentabilidade e eficiência eco-friendly, surge o Nilu27, um novo hipercarro americano com um V12 desenhado para puristas. Este veículo, que dispensa qualquer assistência digital ou tecnologia de condução, foi criado com uma única missão: oferecer uma experiência de direção crua e visceral, que remete aos tempos em que o prazer ao volante era definido pela simplicidade e pelo poder bruto.
O Nilu27 é o mais recente trabalho de Sasha Selipanov, designer automotivo russo renomado por criações icônicas como o Koenigsegg Gemera, Lamborghini Huracán e Bugatti Chiron. No entanto, ao contrário de seus trabalhos anteriores, o Nilu27 se destaca pelo que ele não possui.
Não há motores elétricos, sistemas híbridos, baterias ou controle de tração. Elementos como asas ativas, suspensão eletrônica, controle de estabilidade, modos de condução e até mesmo um simples rádio AM/FM foram deixados de fora.
Selipanov optou por um design que abraça a nostalgia: um monocoque de fibra de carbono, subchassi de alumínio, grandes mostradores analógicos e um volante sem botões. A experiência de condução promete ser tão física quanto mental, lembrando os tempos em que ajustar o espelho retrovisor ou manivelar as janelas eram parte do ritual de dirigir.
Nilu27 tem um motor que potente
- O coração do Nilu27 é um motor V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, desenvolvido exclusivamente para o carro pela Hartley Engines.
- Esse monstro de 1.000 cavalos de potência foi projetado para atingir a marca de 11.000 rpm, produzindo um som que lembra carros de Fórmula 1.
- Atingindo uma velocidade máxima limitada de 400 km/h, o chassi de 1.200 kg é movido por um sistema de exaustão que é, por si só, uma obra de arte.
- Totalmente impresso em 3D em Inconel, uma superliga de níquel-cromo, o sistema de exaustão é um dos muitos detalhes que mostram o cuidado extremo na criação deste hipercarro.
- Com apenas 54 unidades produzidas em Irvine, Califórnia, o Nilu27 é tão raro quanto poderoso.
- O veículo fará sua estreia pública em 15 de agosto, na rampa de Pebble Beach, Monterey, CA.
Tecnologia na medida certa
Apesar de sua natureza retrô, o Nilu27 faz uma concessão à tecnologia: uma pequena tela no cockpit que funciona como câmera retrovisor, necessária devido à posição traseira do motor.
A suspensão pushrod de duplo braço, semelhante à usada na Fórmula 1, e as rodas AppTech de 20” na frente e 21” na traseira, com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2, completam o conjunto de características que tornam este hipercarro uma máquina excepcionalmente potente e única.