sábado, outubro 5, 2024
InícioPolíticaO Brasil financia indiretamente a invasão da Ucrânia -

O Brasil financia indiretamente a invasão da Ucrânia –

Se você iguala a Rússia à Ucrânia, você é um desonesto intelectual; se você ajuda a Rússia contra a Ucrânia, aí você já é cúmplice. É o que o governo Lula está fazendo: ajudando a Rússia.

No front diplomático, por exemplo, o Brasil absteve-se na votação do Conselho de Direitos Humanos da ONU para a extensão do prazo de trabalho da comissão de inquérito que apura crimes de guerra cometidos pelos russos em território ucraniano.

No front comercial, em 2023, aumentamos as trocas com a Rússia de Vladimir Putin, que é alvo de embargo comercial do Ocidente desde a invasão da Ucrânia. Pela primeira vez, as exportações e importações do Brasil com a Rússia ultrapassaram a marca de US$ 10 bilhões, chegando a US$ 11,9 bilhões, informa a jornalista Jéssica Petrovna.

O Brasil, veja só, tornou-se o principal importador de diesel da Rússia. Na compra de combustíveis russos, substituímos a Europa Ocidental e estamos na boa companhia da China, portanto.

vladimir putin - presidente da rússia
Em 2023, o Brasil aumentou as trocas com a Rússia de Vladimir Putin | Foto: Reprodução/Instagram/@russian_kremlin/

A desculpa para não acompanhar o embargo ocidental a um país que ignora as leis internacionais é que o Brasil tem por política só aderir a sanções aprovadas pela ONU.

É um argumento cínico. Em primeiro lugar, porque a Rússia tem poder de veto sobre as decisões das Nações Unidas. Em segundo lugar, porque a não adesão a um embargo não implica aumentar o comércio com o país alvo de sanções.

O governo Lula está ajudando a Rússia como bom companheiro do chamado Sul Global, essa aliança de regimes autoritários e populistas que quer inverter a ordem mundial regida pelos Estados Unidos e por outros países democráticos.

Ao aumentar o comércio com os russos, estamos financiando indiretamente a invasão da Ucrânia. O governo que condena a morte de crianças palestinas paga as bombas que matam crianças ucranianas.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui