terça-feira, setembro 17, 2024
InícioPolítica'O agro não gosta de mim', diz Lula, em visita ao Paraná

‘O agro não gosta de mim’, diz Lula, em visita ao Paraná

Em visita ao Estado do Paraná, onde cumpre agenda oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva reclamou da sua baixa popularidade entre os produtores do agronegócio brasileiro. Em entrevista a uma rádio de Curitiba, o petista disse que, apesar dos investimentos no setor agrícola, não é um presidente querido pela comunidade.

Lula afirmou que, somente para o Estado do Paraná, o seu governo teria disponibilizado um crédito agrícola no valor de R$ 53 bilhões. “Outros R$ 8 bilhões foram destinados à agricultura familiar”, citou o presidente.

“Quando você governa, não faz política esperando agradecimento, mas o agro não gosta de mim, nem do PT, dos Sem Terra, da Cut [Central Única dos Trabalhadores]; o agro não gosta de muitas coisas”, queixou-se.

Lula contabiliza investimentos no Estado do Paraná

Lula diz que, apesar da rejeição, “em nenhum momento da história deste país, o governo colocou tanto dinheiro na agricultura como nós”. 

“Desde o meu primeiro mandato, passando pela Dilma Rousseff, até agora, pode desafiar qualquer fazendeiro ou ministro da agricultura para saber disso”.

Ele diz ainda que, apesar de o governador Ratinho Junior (PSD) fazer oposição ao seu partido, “nenhum outro governo transferiu tanto dinheiro para o Estado do Paraná como o PT”. 

Lula ataca agro: ‘mau-caráter e fascista’

Em sua atuação política, Lula tem um histórico de ataques recorrentes aos produtores do agronegócio nacional.

Em setembro de 2022, em sabatina no Jornal Nacional, o petista afirmou que o “agronegócio fascista e direitista” quer desmatar, e que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) está cuidando de produzir.

Ele deu a resposta ao ser questionado pelos âncoras do telejornal sobre críticas feitas ao seu plano de governo pelo setor do agronegócio.

“O agronegócio que é fascista e direitista, porque o empresário sério, que trabalha com o agronegócio, que tem comércio com o exterior, que exporta para a Europa, para a China, não quer desmatar”, disse Lula. “Esses querem preservar os nossos rios, a nossa fauna, a nossa flora. Mas você tem um monte que quer”.

Já o MST, segundo Lula, “está fazendo uma coisa extraordinária, que é cuidar de produzir. O MST é o maior produtor de arroz orgânico no país”.

Com a aprovação do governo, as invasões do movimento a propriedades privadas também explodiram no país este ano. O MST encerrou o chamado “Abril Vermelho” com um aumento de 150% da suas atividades.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui