quinta-feira, dezembro 19, 2024
InícioGeralNúmero de queimadas no Brasil quase dobram em um ano

Número de queimadas no Brasil quase dobram em um ano

O número de áreas queimadas no Brasil quase dobrou neste ano, em relação a 2023. Segundo o Monitor do Fogo, do MapBiomas, 29,7 milhões de hectares foram incendiados. Isso representa um crescimento de 90%, o que configura a maior extensão dos últimos seis anos.

A Amazônia foi a região mais afetada, com 57% do total nacional. No bioma, 16,9 milhões de hectares foram queimados, sendo 7,6 milhões de florestas.

focos de incêndio queimadas no brasil
Mato Grosso foi o Estado mais afetado em setembro, com 19,9 mil focos de incêndio | Foto: Divulgação/Agência Brasil

No cerrado, o fogo consumiu 9,6 milhões de hectares, com 85% em vegetação nativa, 47% acima da média dos últimos cinco anos.

Impactos das queimadas em diferentes biomas

O Pantanal também registrou aumento. Ao todo, 1,9 milhão de hectares foram afetados — 68% acima da média quinquenal anterior.

O Pantanal também registrou aumento nas queimadas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Pantanal também registrou aumento nas queimadas | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Mata Atlântica, por sua vez, teve 1 milhão de hectares queimados, com 71% em áreas agropecuárias, enquanto a caatinga apresentou uma redução de 49% em relação a 2023.

O Pará liderou as áreas queimadas. O Estado totalizou 6,97 milhões de hectares, 23% do total nacional e 41% da Amazônia. 

Mato Grosso e Tocantins tiveram 6,8 milhões e 2,7 milhões de hectares queimados, respectivamente. Esses Estados somaram 56% da área total queimada no país.

Cidades mais afetadas

São Félix do Xingu, no Pará, e Corumbá, em Mato Grosso do Sul, registraram 1,47 milhão e 837 mil hectares queimados, respectivamente. 

Somente em novembro de 2024, o fogo atingiu 2,2 milhões de hectares no Brasil, área semelhante ao Estado de Sergipe. A Amazônia concentrou 81% das queimadas do mês, com 1,8 milhão de hectares, quase metade no Pará. Maranhão e Mato Grosso seguiram, com 477 mil e 180 mil hectares incendiados, respectivamente.

Queimadas atingem o Parque Nacional de Brasília
Queimadas atingem o Parque Nacional de Brasília | Foto: Divulgação/EBC

No cerrado, 237 mil hectares foram queimados em novembro, 74% em vegetação nativa, especialmente savânicas e florestais. No Pantanal, foram 98 mil hectares, 87% em áreas campestres. 

Na Mata Atlântica, 12,5 mil hectares foram queimados, principalmente em várzeas. No pampa, foram 3,3 mil hectares.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui