quinta-feira, novembro 21, 2024
InícioGeralnúmero de cidades em alerta máximo sobe para 46

número de cidades em alerta máximo sobe para 46

O governo do Estado de São Paulo informou, neste domingo, 25, que 46 municípios estão em alerta máximo para o risco de incêndios. Desse total, 21 cidades ainda apresentam focos ativos de fogo.

Isso mostra o avanço do quadro crítico no Estado. Neste sábado, 24, o número de municípios com alerta máximo era 37. Além disso, havia 17 cidades com incêndios ativos.

Conforme avaliação do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil, as ocorrências têm como principal motivo a baixa umidade do ar, combinada ao elevado risco de incêndio, em razão das permanentes ondas de calor. O agravamento da situação já constava de uma alerta anterior, emitido no último dia 19.

Governo entra em cena para conter incêndios

Em visita a Ribeirão Preto, uma das regiões mais atingidas pelas queimadas, o governador Tarcísio de Freitas anunciou um plano emergencial na saúde. 

O objetivo é reforçar e facilitar o atendimento à população afetada por problemas respiratórios, em decorrência da fumaça e da baixa umidade do ar. A situação motivou as escolas de Ribeirão Preto a suspenderem as aulas a partir desta segunda-feira, 26.

O plano prevê a ampliação dos serviços de telemedicina para consultas de triagem e acompanhamento de condições respiratórias. A ideia é reduzir a sobrecarga nos postos de saúde.

Governador Tarcísio de Freitas em visita a Ribeirão Preto, no dia 25/08/2024, em razão das queimadas
Governador Tarcísio de Freitas esteve em Ribeirão Preto neste domingo (25) para acompanhar a operação de combate ao fogo no interior do estado | Foto: Vinicius Rosa/Governo do Estado de São Paulo

Em entrevista à imprensa, Tarcísio disse que cada município vai receber um link para o atendimento em telemedicina. O sistema inclui serviços de pediatra e pneumologia, disponíveis 24 horas. 

Segundo o governador, com essa medida, “a gente pode organizar melhor quem vai ser atendido nos hospitais ou em casa”. Tarcísio acrescentou que os municípios devem receber um aporte de medicamentos para doenças respiratórias.

Região terá postos de controle e combate a queimadas

Outra medida emergencial é a montagem de postos avançados de combate ao fogo. Além de três helicópteros da Polícia Militar, a operação contará, principalmente, com um cargueiro KC-390, da Força Aérea Brasileira.

Cargueiro KC-390, cedido pela FAB para apoiar a Defesa Civil de SP no controle e no combate às queimadas na região do interior | Foto: Reprodução/WikimediaCommoms
Cargueiro KC-390, cedido pela FAB para apoiar a Defesa Civil de SP: controle e combate às queimadas na região do interior | Foto: Reprodução/Wikimedia Commoms

O KC-390 será usado para pulverizar água em cima das áreas de alerta para incêndio. “É uma aeronave com capacidade para transportar um volume grande de água”, disse o governador de São Paulo. “Assim, a pulverização vai ajudar a baixar a temperatura e nos ajudar a controlar o fogo.”

Haverá ainda dois helicópteros dedicados ao combate às queimadas e 28 veículos pesados, fornecidos pelo Corpo de Bombeiros.

Conforme disse o governador, equipes já começaram a atuar e devem aproveitar a chegada de chuvas para controlar o fogo. “Vamos conseguir aproveitar essa janela de tempo, com a chuva, para extinguir esses focos de incêndio”, afirmou.

A ação terá o reforço de cinco drones da Fundação Florestal. Haverá seis outros drones do Corpo de Bombeiros e, além disso, uma aeronave para conter os incêndios na Área de Proteção Ambiental de Ibitinga.

Leia também:



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui