O Nubank dedicou mais esforços para combater o golpe da central falsa com o “Alô Protegido”. Anunciada nesta segunda-feira (13), a ferramenta bloqueia ligações fraudulentas que se passam pela instituição financeira. Ao Giz Brasil, a fintech disse que a função não armazena nenhum dado das ligações feitas e recebidas no celular.
A novidade tem como objetivo combater uma das fraudes que mais se popularizaram nos últimos tempos. O golpe é feito por ligações falsas que aparentam ser de uma central de atendimento de banco. Na chamada, os golpistas coletam dados das vítimas, incluindo informações sensíveis, como a senha da conta.
Diante dessa onda, a fintech optou por uma abordagem um tanto diferente. Com o Alô Protegido, o app do Nubank passa a bloquear as ligações fraudulentas de maneira automática. A função se une à campanha #PareceMasNãoÉoNubank para conscientizar seus clientes e protegê-los contra golpes de engenharia social.
O recurso, no entanto, está limitado a celulares Android neste primeiro momento.
Como o Alô Protegido funciona na prática?
O Alô Protegido será implementado em etapas. Desde segunda-feira (13), os usuários têm acesso apenas à função que bloqueia ligações que camuflam o telefone de origem da ligação. Ao utilizar esta prática, os criminosos substituem o identificador pelo número de contato do Nubank para dar mais credibilidade.
“A ferramenta é capaz de validar se a ligação está sendo feita pelo Nu ou se trata de uma chamada fraudulenta”, explicaram ao Giz Brasil.
É necessário ativar o recurso de segurança nas configurações do app para que as ligações fraudulentas sejam bloqueadas. Nesse processo, o usuário precisa oferecer autorização para o aplicativo gerenciar as chamadas do celular.
Esta permissão também libera o acesso ao histórico de chamadas. Trata-se de um metadado sensível que já foi utilizado em um programa de espionagem governamental do governo dos Estados Unidos, por exemplo.
Questionado sobre o uso da permissão para gerenciar e acessar o histórico de chamadas, o Nubank informou que os dados são processados no dispositivo e que não armazena nenhuma informação das ligações.
“A empresa passou pelos devidos processos de validação para garantir que o seu uso seja somente para fins de proteção do cliente”, informaram em nota. “Vale reforçar que o usuário tem autonomia para ativar a ferramenta no app do Nu.”
A instituição financeira só não explicou o que acontece quando o aplicativo detecta falsos positivos. A empresa também não informou como e se o recurso será implementado no iPhone (iOS), considerando que o sistema operacional é mais restrito que o Android.
Como ativar o bloqueio de chamadas falsas?
Se você deseja ativar o Alô Protegido, confira o passo a passo a seguir:
- Na página inicial do app, toque na sua foto de perfil, no canto superior esquerdo;
- Abra o menu “Segurança”;
- Acesse a página “Alô Protegido”;
- Aperte em “Ativar proteção”;
- Dê permissão para o sistema acessar as ligações do celular;
- Confirme o número do seu telefone.
O Nubank também está preparando outros recursos para o Alô Protegido que serão liberados em breve. É o caso do Alerta de Ameaças, que monitora ligações com origens suspeitas. Já o Suporte Ágil e Seguro vai oferecer chamadas confiáveis e mais rápidas com o atendimento da instituição financeira.
O que disse o Nubank?
Nesta segunda-feira (13), o Giz Brasil fez questionamentos em relação à privacidade e segurança da nova ferramenta. Confira o posicionamento da fintech na íntegra:
“Neste primeiro momento, o Alô Protegido identifica apenas chamadas que camuflam os números oficiais dos canais de atendimento do Nubank, não monitorando ligações pessoais que os clientes possam receber, incluindo possíveis fraudes de outros números. A ferramenta é capaz de validar se a ligação está sendo feita pelo Nu ou se trata de uma chamada fraudulenta.
Com a primeira versão do recurso disponível para usuários Android, a empresa passou pelos devidos processos de validação para garantir que o seu uso seja somente para fins de proteção do cliente. O Nubank apenas processa as informações nos dispositivos, não armazenando nenhum dado das ligações dos usuários, prezando a privacidade de cada cliente. Vale reforçar que o usuário tem autonomia para ativar a ferramenta no app do Nu.”