Tudo sobre Aplicativos
Tudo sobre Google
Um novo recurso que está sendo testado no Google Chrome permite a transformação de qualquer site em um aplicativo no PC. Disponível somente na versão de testes do Chrome Canary, o recurso oferece a capacidade de criar web apps mesmo quando a página não tem suporte para isso. Essa função oferece mais facilidade para utilizar serviços que não possuem aplicativos nativos para o sistema operacional do usuário.
Isso significa que você pode criar aplicativos para seus sites favoritos, independente de se tratar de um portal de notícias, um jogo, um site de design ou até mesmo uma rede social. O novo recurso está localizado no menu “Salvar e compartilhar” como “Instalar página como um app” – mas, vale lembrar somente no Chrome Canary. Os aplicativos são baseados em plataformas online e geralmente requerem conexão para funcionar, similar ao WhatsApp Web ou Gmail.
Quando habilitada a função, o navegador cria um app para carregar o site em uma janela independente, permitindo que você o execute a partir do atalho na área de trabalho, por exemplo. Isso elimina a necessidade de abrir uma nova instância do Chrome apenas para acessar um serviço que não possui um aplicativo próprio para o sistema operacional.
As páginas carregam normalmente, com opções de gerenciamento de extensões e ajustes disponíveis, além dos botões padrão para fechar, minimizar e maximizar a janela. Tudo isso apenas com uma extensão. Claro que, também, é possível reverter o processo depois de habilitado.
Passo a passo para transformar sites em apps no Chrome
- Abra o Chrome Canary
- Acesse o endereço chrome://flags/
- Vá em “Web App Universal Install”
- Marque a opção “Enabled”
- Reinicie o Chrome
- Entre no site que deseja transformar em app
- Vá até o menu do Chrome e clique em “Salvar e compartilhar”
- Clique em “Instalar página como um app”
- Confirme a instalação
O recurso chega na versão 124.0.6343.0 do Chrome Canary, porém não há previsão para seu lançamento na versão estável do navegador. Além disso, por estar em versão de testes, pode apresentar falhas. Para utilizar essa função, além de ter o Chrome Canary, é necessário ativar a opção no diretório de recursos experimentais do navegador, o Chrome Flags.