sábado, outubro 5, 2024
InícioInternacionalnovo premiê suspende plano de deportar imigrantes

novo premiê suspende plano de deportar imigrantes

O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, disse neste sábado, 6, durante sua primeira coletiva de imprensa, que o plano de deportar para Ruanda, na África, imigrantes que entrassem no país e pedissem asilo não será implementado. A idealização do programa partiu de políticos conservadores derrotados na última eleição.

“O esquema de Ruanda estava morto e enterrado antes mesmo de começar”, disse o premiê britânico.

A declaração foi um dos primeiros grandes anúncios de Starmer no cargo, embora já se aguardava a anulação da medida. Durante a campanha, ele, que é do Partido Trabalhista, já havia dito que abandonaria o plano.

Novo primeiro-ministro do Reino Unido: reuniões e anúncios

Reino Unido deve ter líder do Partido trabalhista no poder
Keir Starmer, líder do Partido trabalhista do Reino Unido — e o mais novo-primeiro-ministro britânico | Foto: Reprodução/X/Twitter

Starmer fez o anúncio depois de realizar sua primeira reunião de gabinete como o mais novo primeiro-ministro. O evento ocorreu um dia depois da vitória do Partido Trabalhista na eleição parlamentar. O resultado colocou fim a 14 anos de governo conservador no Reino Unido.

O plano de Ruanda foi uma das políticas de destaque do ex-primeiro-ministro conservador Rishi Sunak para tentar conter migrantes de fazerem perigosas travessias no Canal da Mancha. A medida, no entanto, enfrentou desafios relacionados a questões de direitos humanos para sair do papel.

O plano nunca chegou a conseguir deportar uma única pessoa, apesar de o governo ter gasto centenas de milhões de dólares em um pacto com a nação do leste africano.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado

Leia mais

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui