Ao ouvir falar em Lamborghini, você pensa instantaneamente em carros luxuosos e potentes. A marca italiana divide um lugar no Olimpo com outras montadoras de superesportivos, como a Bugatti, Jaguar e a Aston Martin. A Ferrari também se encontra no mesmo lugar, mas ela seria uma espécie de Zeus nesse meio, já que se tornou a mais icônica entre as montadoras.
A Lamborghini, porém, sempre teve um lugar de destaque, sobretudo pelo design arrojado de seus carros – e da exclusividade que é ter um deles. Outra característica marcante é o ronco do motor. Talvez por isso alguns fãs mais tradicionais temem tanto a transição para os elétricos.
Leia mais
O novo lançamento da empresa italiana chega justamente para afastar qualquer desconfiança acerca desse tema. O Temerario ainda não é um EV puro, mas sim um híbrido plug-in. Mas muito se engana quem pensa que a eletrificação fez com que o modelo perdesse as características de um Lamborghini. O barulho do motor continua mais poderoso do que nunca, como mostra o vídeo a seguir:
A Lamborghini Temerario foi apresentada nos últimos dias, durante o Festival de Pebble Beach, nos Estados Unidos. Ele deve chegar oficialmente ao mercado em 2025, inclusive ao Brasil.
Elétrico, potente e veloz
- O Temerario chega para substituir o Huracán na linha “de base” da Lamborghini.
- O desenvolvimento do carro começou há quatro anos e meio, culminando num veículo moderno e poderoso.
- A marca aposentou o tradicional motor V10 aspirado e colocou em seu lugar um V8 com mais três motores elétricos.
- Será que isso significa menos força? A resposta é não!
- O Temerario possui impressionantes 920 cv de potência, acima dos 630 do antecessor.
- O novo modelo tem ainda velocidade máxima de 343 km/h e alcança de 0 a 100 km/h em apenas 2,7 segundos!
- Vale registrar que o sistema híbrido desempenha papel importante em outras funções do veículo: no controle de tração, por exemplo.
- Ao acelerar muito forte em uma curva, o carro vai aumentar a regeneração no motor elétrico traseiro.
- Esse motor então converte a potência extra do V8 em carga para a bateria, ao mesmo tempo em que evita que você gire.
- Na parte visual, o Temerario tem traços do antigo Revuelto e mede 4,70 metros de comprimento e 2,65 m de entre-eixos.
- Por dentro, destaque para três grandes telas: a do painel de instrumentos digital; a da central multimídia, com Android Auto/Apple Carplay sem fio; e uma tela no passageiro.
- É, em resumo, um Lamborghini (e dos mais bonitos), como mostram as imagens.
Preço e data de estreia
A marca de luxo ainda não divulgou o valor do modelo, mas os especialistas na área estimam que ele não deve sair por menos de US$ 300 mil (algo acima de R$ 1,5 milhão, fazendo a conversão direta).
Na Europa, a estimativa é que o Temerario custe o mesmo que a Ferrari 296 GTB, que seria uma espécie de concorrente direto. E o preço dessa Ferari é de US$ 342 mil, ou seja, deve ficar mesmo nessa faixa.
Como já dissemos, o modelo deve desembarcar no Brasil em 2025, e deve custar bem mais (beeeeem mais) do que R$ 1,5 milhão, levando em conta os impostos e a taxa de importação. Para quem tem muito dinheiro, porém, é um investimento que vale cada centavo.
Ah, e antes de encerrar, vale um registro sobre o próximo Lamborghini totalmente elétrico. Em entrevista ao site gringo The Verge, o diretor de Tecnologia da marca, Rouven Mohr, afirmou que o modelo Lanzador ainda está em desenvolvimento – e a previsão é o lançamento ocorra apenas no fim da década.
Indagado sobre o motivo da demora, Mohr disse que a questão envolve menos Engenharia e mais mercado. Ou seja, a Lamborghini acredita que os seus clientes ainda não querem um EV puro. A montadora também abomina a ideia de ter um veículo que desvalorize rapidamente.
Aos fãs de elétricos, portanto, a tendência é que vocês esperem até 2030…
As informações são do The Verge.