O Novo Hospital Regional de Picos realizou a primeira cirurgia para implantação de um marcapasso temporário transvenoso na sexta-feira (31). A paciente beneficiada pela ação foi uma idosa de 89 anos, diagnosticada com arritmia cardíaca grave, Diabetes Mellitus tipo 1 e histórico de múltiplas internações hospitalares nos últimos meses.
“Diante desse quadro, o implante do marcapasso era fundamental, já que o dispositivo atua regulando os batimentos cardíacos e garantindo uma frequência adequada e programada. Com isso, a circulação sanguínea é restabelecida, permitindo que o sangue seja distribuído de forma eficaz pelo corpo e resultando em uma melhora significativa do estado de saúde da paciente”, explica o médico cardiologista e hemodinamicista, Dr. Raimundo de Carvalho Reis Neto.
Administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão junto ao Governo do Piauí e Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o Novo Hospital Regional de Picos representa um marco para a saúde pública de toda a região, já que desde a inauguração vem implementando novos serviços permanentemente.
“Os hospitais do Piauí estão passando por uma descentralização de serviços de média e alta complexidade, que beneficia diretamente a população, que resolve seus problemas de saúde em sua própria região”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.
O hospital dispõe de uma equipe multiprofissional composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, farmacêuticos, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, técnicos de radiologia e de laboratório, entre outros profissionais.
“Contamos com uma infraestrutura moderna, somada a uma equipe qualificada, o que assegura um atendimento de excelência e proporciona um cuidado integral e contínuo, onde a população é a grande beneficiada pelo serviço”, conclui o gerente administrativo do Novo Hospital Regional de Picos, Maycon Nascimento.