sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaNovo drone espião mais barato e resistente vai ser usado pelos EUA

Novo drone espião mais barato e resistente vai ser usado pelos EUA

A Força Aérea dos Estados Unidos divulgou imagens de um novo drone espião. Desenvolvido pela DZYNE Technologies Incorporated, a Aeronave de Reconhecimento Tático de Longa Duração Não Tripulada (ULTRA) foi agora confirmada como ativa pela própria Casa Branca.

Drone ULTRA (Imagem: Força Aérea dos EUA)

Casa Branca precisava de um novo modelo

  • A criação do novo drone foi resultado das tensões no Oriente Médio, especialmente no Mar Vermelho, onde o grupo rebelde iemenita Houthi tenta impedir a passagem de embarcações comerciais desde o início da guerra de Israel na Faixa de Gaza.
  • Os EUA chegaram a usar os modelos MQ-9 Reapers para evitar ataques na região.
  • No entanto, o alto custo destas aeronaves inviabilizariam a atuação por muito tempo.
  • Foi por isso que a Casa Branca encomendou um novo modelo de drone.

Leia mais

Vídeo relacionado

Drone ULTRA pode percorrer distâncias maiores (Imagem: Força Aérea dos EUA)

Drone poderá ser usado em locais remotos

De acordo com a DZYNE, o trabalho contou com a ajuda do Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA (AFRL). O objetivo era criar um novo drone que fosse barato, menos vulnerável e pudesse ser colocado no ar rapidamente.

O ULTRA não é tão grande ou avançado quanto o Reaper, mas é muito mais barato e possui uma resistência de 80 horas com uma carga útil de mais de 180 kg. Ele ainda opera a uma altitude mais baixa.

Além disso, o novo modelo pode transportar uma variedade configurável de cargas eletro-ópticas/infravermelhas (EO/IR), radiofrequência (RF) e outras cargas úteis de coleta de inteligência de baixo custo.

De acordo com a Força Aérea dos Estados Unidos, o novo drone pode ser utilizado para cobrir áreas maiores e remotas, realizando missões longe dos aeródromos disponíveis usando sistemas de comando de satélite.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui