quarta-feira, outubro 2, 2024
InícioCiência e tecnologiaNovo dispositivo "apaga" placa do carro para evitar multas

Novo dispositivo “apaga” placa do carro para evitar multas

As tentativas de escapar das multas de trânsito não são exatamente uma raridade. Mas um novo método tem chamado a atenção até mesmo das autoridades em função da sua engenhosidade. O sistema é chamado de “placa fantasma”.

Dispositivo é acionado por controle remoto e deixa placa inelegível (Imagem: Alf Ribeiro/Shutterstock)

Sistema usa controle remoto para evitar leitura por radares

A ação criminosa usa tecnologia para esconder a placa do carro e escapar de multas por infrações de trânsito, como excesso de velocidade, por exemplo. Basta apertar um botão em um controle remoto que o sistema escurece toda a placa traseira do veículo.

Vídeo relacionado

O dispositivo que torna isso possível é vendido livremente na internet. Ele é composto pelo controle e por uma espécie de adesivo que é colada em cima dos caracteres na placa, mas que é invisível a olho nu.

Dessa forma, quando o botão é acionado, a placa escurece e, impossibilitando que os radares identifiquem o veículo para a aplicação de eventuais multas. As informações são do Correio Braziliense.

Leia mais

Radares de trânsito não conseguem ler as placas e condutores fogem das multas (Imagem: sandsun/Shutterstock)

Motorista está sujeito à multa e até prisão

  • De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “conduzir um veículo com placas ilegíveis ou invisíveis” é uma infração gravíssima.
  • Neste casos, o motorista está sujeito às punições administrativas, como multa de R$ 293,47, além de receber 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
  • Lembrando que o limite para condutores que não cometeram nenhuma infração considerada gravíssima nos últimos 12 meses é 40 pontos.
  • Já para os que contam com uma infração gravíssima no período (caso de quem tenta esconder a placa), o limite é 30 pontos.
  • O motorista que praticar o golpe citado pode, ainda, responder de forma legal pelo ato, com pena de até 8 anos de prisão.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui