A Sanctuary Retreats, marca que opera luxuosos lodges e cruzeiros fluviais na África, anunciou sua primeira empreitada na América do Sul. Um cruzeiro pelas águas da Amazônia peruana está previsto para zarpar em junho de 2025.
Batizado de Pure Amazon, o barco foi anunciado no último mês de julho e terá 10 suítes e duas cabines individuais, comportando 22 hóspedes.
A jornada será feita na Reserva Nacional Pacaya-Samiria, que reúne mais de mil espécies de animais e 965 espécies de plantas silvestres, bem como lagoas e comunidades nativas. O barco apoia projetos de conservação locais, promovendo uma imersão cultural e sustentável.
Os itinerários contemplam três, quatro ou sete dias.
As acomodações terão móveis artesanais de origem local com grandes janelas que emolduram as paisagens exteriores. Sala de jantar, lounges internos e externos, sala de bem-estar para tratamentos, deque (com direito a sessões de yoga) e academia com vistas para o rio fazem parte das comodidades.
Serão oferecidas excursões diárias ao lado de guias especializados pela floresta amazônica, assim como experiências culturais imersivas em comunidades locais. Outras atividades disponíveis são passeios de caiaque e excursões noturnas.
Segundo o site da empresa, reservas serão abertas em breve.
Atualmente, as águas da Amazônia peruana já são navegadas por outros cruzeiros de luxo, incluindo roteiros na área de Pacaya-Samiria. Exemplos incluem embarcações de empresas como Delfin Amazon Cruises, Uniworld e da Aqua Expeditions.
Em 2021, o Peru foi eleito o melhor destino para cruzeiros fluviais pelo World Cruise Awards.