Você não precisa gostar de futebol para conhecer a máxima: não se mexe em time que está ganhando. Os executivos da Toyota devem trabalhar com essa filosofia. A montadora “joga seguro” e ocupa a liderança nas vendas globais há 4 anos consecutivos.
Foram 11,2 milhões de veículos comercializados em 2023, quase 2 milhões a mais que a segunda colocada Volkswagen. A marca japonesa virou sinônimo de qualidade e confiabilidade.
Leia mais
A Toyota não fica no pódio quando o recorte é feito aqui no Brasil. Mesmo assim, a companhia vai bem no segmento dos SUVs médios: ocupa atualmente a segunda posição com o seu Corolla Cross, atrás do Jeep Compass.
A grande preocupação da empresa, no entanto, não é necessariamente com o líder de mercado, mas sim com quem está vindo atrás.
As montadoras chinesas BYD e GWM prometem se fortalecer cada vez mais, com investimentos bilionários no Brasil – e a fabricação de veículos em território nacional.
Pensando em conservar sua atual posição no mercado, a Toyota acaba de apresentar a versão 2025 do seu Corolla Cross. E ela traz algumas pequenas mudanças, mas nada muito relevante (até porque aquela máxima continua valendo no mundo automobilístico).
O Corolla Cross 2025
- A versão 2025 recebeu uma atualização visual, incluindo uma nova grade frontal com elementos hexagonais e novos faróis de LED para as versões XRX, XRX híbrida e GR-Sport.
- Na parte traseira, as versões híbridas agora vêm com um emblema HEV no lugar do antigo “Hybrid”.
- A cabine conta com painel digital com tela configurável de 12,3 polegadas, carregador de celular por indução, forro do teto em tecido e abertura e fechamento elétricos da tampa do porta-malas.
- A principal mudança, no entanto, foi a retirada do polêmico freio de estacionamento no pedal.
- No lugar dele a montadora colocou um freio de mão eletrônico por botão, assim como ocorre nos modelos das outras marcas.
- Além disso, a Toyota adicionou o controle de cruzeiro adaptativo em todas as versões.
- Segundo dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Corolla Cross 2025 apresenta melhorias significativas em termos de consumo, com destaque para a versão híbrida, que pode alcançar até 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade.
- Em termos de segurança, o novo modelo permanece com os recursos atuais, como sete airbags, assistente de pré-colisão frontal com alertas sonoros e visuais, controle eletrônico de estabilidade, controle eletrônico de tração, entre outros.
- O SUV também contará com faróis de neblina dianteiros de LED, freios ABS com BAS e EBD, além de sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, alerta de tráfego traseiro e sistema de alarmes perimétrico e volumétrico.
- Os preços do novo Corolla Cross 2025 devem variar entre R$ 164.990 e R$ 210.990.
Concorrência chinesa vem pesada
Como dissemos, a Toyota está mais preocupada com o crescimento dos modelos chineses nesse segmento do que com a liderança do Jeep Compass.
E a leitura de mercado parece impecável, tendo em vista as cifras astronômicas prometidas pelas montadoras BYD e GWM.
A Great Wall Motor comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), em agosto de 2021. Na sequência, anunciou dois ciclos de investimento: R$ 4 bilhões de 2022 a 2025 e R$ 6 bilhões entre 2026 e 2032.
A produção nacional da marca deve começar no segundo semestre deste ano e a tendência é que a planta produza um SUV da linha Haval – provavelmente o Haval H6, concorrente do Compass e do Corolla Cross.
Já a BYD havia prometido R$ 3 bilhões para começar a fabricar carros híbridos e elétricos no Brasil. No último mês, porém, a empresa anunciou mais R$ 2,5 bilhões para a fábrica em Camaçari (BA).
Os primeiros BYD nacionais chegam no fim do ano, e dois deles serão o elétrico Yuan Plus e o híbrido Song Plus, SUVs de porte semelhante ao de Compass e Corolla Cross.
Lembrando que as empresas chinesas Omoda e Jaecoo, ambas do grupo Chery, também estão chegando ao nosso mercado. E elas também terão no portfólio SUVs híbridos e elétricos.
As informações são da revista Exame.