Você pode não gostar nem jogar games de tiro, mas provavelmente já ouviu falar sobre Call of Duty. A franquia é um dos maiores sucessos da era moderna dos videogames e acaba de bater um novo recorde: de acordo com a Activision Blizzard, foram mais de 500 milhões de cópias vendidas até o momento. O número foi publicado pelo jornal The Washington Post.
Parte desse desempenho positivo se deve ao mais novo lançamento da marca. Call of Duty: Black Ops 6 acaba de sair para os principais consoles de última geração e, segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, trata-se do maior lançamento da história dentro da franquia.
Leia mais
Nadella falou sobre o assunto porque a Microsoft comprou Activision Blizzard há aproximadamente um ano. Ou seja, os números do jogo dizem respeito agora à big tech.
E são números extremamente positivos. As vendas no PlayStation e na Steam, por exemplo, aumentaram 60% em relação ao ano passado, quando saiu Call of Duty: Modern Warfare 3.
A Microsoft não divulgou dados relativos ao seu Xbox. O jogo, no entanto, está disponível de forma gratuita para assinantes do serviço Game Pass desde o dia 25 de outubro. E, mesmo de graça, a companhia projeta lucrar bastante com essa dobradinha.
A estratégia da Microsoft
- Como é dona tanto da Activision como também do Xbox, a Microsoft resolveu ousar na estratégia.
- Ao colocar esse lançamento AAA de graça no Game Pass, a empresa “força” os interessados a assinar seu serviço online de jogos.
- O plano mensal mais básico sai por US$ 10 nos EUA.
- Aqui no Brasil, os preços variam de R$ 35 a R$ 60 por mês.
- A jogada de mestre da empresa é que os gamers só poderão jogar o novo CoD de forma online.
- Terão de ficar conectados à internet mesmo no modo single player.
- Isso obriga os jogadores a assinarem o Game Pass, que teve uma alta de adesões nos últimos dias.
- É verdade que a Microsoft, depois de experimentar essa explosão de assinaturas, deve enfrentar uma debandada.
- Mas essa queda já está na conta – e não deve prejudicar os planos da gigante.
- Historicamente, os outros jogos da franquia deram lucro apenas nos 3 primeiros meses após o lançamento.
- Com Black Ops 6, a expectativa é que essa margem aumente bastante (numa espécie de efeito tabela com o Game Pass).
Mais sobre o último CoD
Call of Duty: Black Ops 6 foi lançado oficialmente em 25 de outubro com várias edições diferentes.
Nos Estados Unidos, os preços variam entre US$ 70 e US$ 100. Aqui no Brasil, você compra a versão padrão por R$ 339 e a versão “Cofre” sai por R$ 479, tanto na PS Store, como também na Steam.
Para quem não conhece, os jogos com o selo Black Ops focam em operações secretas inspiradas em guerras da vida real. O atual lançamento coloca o jogador no início dos anos 1990, mais especificamente na Guerra do Golfo.
Lembrando que, pelas cenas de violência e sangue, a classificação indicativa do game é para maiores de 18 anos.
As informações são do Polygon.
com sua assinatura Prime.
Clique aqui para um teste gratuito de 30 dias.