A empresa de aviação austríaca CycloTech está construindo um carro voador chamado BlackBird equipado com um sistema de propulsão que pode mudar o mercado. O modelo deve ficar pronto ainda este ano e começar os voos de teste no início de 2025.
A companhia trabalha há alguns anos com um sistema de propulsão chamado CycloRotors. Segundo a CycloTech, este é adequado para os carros voadores, uma vez que é o único que pode controlar o vetor de empuxo em força e direção em 360 graus.
Como é o carro voador BlackBird
- O modelo contará com seis rotores para permitir decolagem e pouso verticais, bem como frenagem e desaceleração no ar;
- As medidas são: 4,9 m de comprimento, 2,3 m de largura e 2 m de altura;
- O design parece com outro carro voador conceito da mesma empresa, o CruiseUp, já falamos sobre ele aqui;
- O peso máximo de decolagem suportado é de 340 kg, já a velocidade máxima é de 120 km/h;
- Os rotores do veículo permitem algo incomum: voos precisos para os lados e para trás, bem como frenagem em pleno ar — tudo sem gerar inclinação;
- Isso promete oferecer aos passageiros uma viagem mais suave, independentemente das condições climáticas. Ter seis rotores também significa redundância e mais segurança para caso algum deles falhe.
Embora o BlackBird ainda não esteja pronto, o veículo já acumula 800 voos de teste desde 2021 com seu demonstrador de voo de primeira geração equipado com quatro rotores e um corpo mais compacto. A empresa conseguiu arrecadar US$ 21,8 milhões no início de 2024 e espera decolar com a versão maior do BlackBird no início do próximo ano.
Por enquanto, a CycloTech não especificou quanto espaço o BlackBird terá no interior, qual será a estimativa de alcance ou o preço. Se seguir as especificações do conceito CruiseUp, o modelo terá lugar para duas pessoas e uma autonomia de cerca de 100 km, suficiente para uso pessoal ou voos de curta distância como táxi aéreo.