Um grupo de cientistas criou uma nova espuma feita de nanotubos de carbono que, quando usada como forro de capacete, absorveu e “quebrou” significativamente a força de impactos na cabeça. Conforme divulgado pelo New Atlas, o material se mostrou quase 30 vezes melhor que os forros atualmente usados em capacetes militares dos EUA.
O que você precisa saber:
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- Segundo pesquisadores da Universidade de Wisconsin-Madison, a espuma pode prevenir ou reduzir bastante a probabilidade de concussão em militares e esportistas;
- Entre esportistas, por exemplo, o traumatismo cranioencefálico (TCE) — um subtipo das concussões — é uma das principais causas de incapacidade e morte;
- A maioria dos TCEs está associada a impactos oblíquos (determinado ângulo em relação à horizontal). Eles submetem o cérebro a uma combinação de forças de energia cinética linear e rotacional que causam cisalhamento (deformação) do tecido cerebral;
- O objetivo é que o capacete com o novo forro limite ambas as forças geradas pelo impacto.
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Este material mostra-se muito promissor para permitir novos capacetes que são drasticamente melhores na prevenção de concussões.
Ramathasan Thevamaran, autor do estudo.
Chamada de espuma VACNT, a ideia é que o material contorne a deficiência dos atuais capacetes, que não possuem tanto eficiência contra o tipo de impacto.
De acordo com os resultados, graças a base de compressão aplicada, o equipamento de segurança fabricado com o forro de nanotubo de carbono conseguiu dissipar a energia de cisalhamento em até 50% quando comparadas com o material usado atualmente (espumas elastoméricas à base de poliuretano).
Essas características tornam as espumas VACNT altamente adequadas como materiais de revestimento para capacetes de proteção modernos que visam prevenir TCEs, não apenas atenuando o choque normal, mas também gerenciando a energia cinética rotacional resultante de impactos oblíquos.
Divulgada na Experimental Mechanics, a pesquisa pontuou ainda que a espuma também pode ser usada em embalagens e sistemas eletrônicos para evitar choques e manter os eletrônicos resfriados. No capacete, o forro também se mantém fresco mesmo em ambientes quentes.