A Volvo Trucks é uma das maiores fabricantes de caminhões do mundo e planeja vender pelo menos 50% de modelos totalmente elétricos até 2030. A mais nova adição a linha de veículos sustentáveis da empresa é o Volvo FM Low Entry.
Segundo o fabricante, o veículo é otimizado para condução segura e eficiente em áreas urbanas, com excelente visibilidade para o condutor, capacidade para levar cargas pesadas e “perfeito para tarefas como gestão de resíduos ou construção”.
“O caminhão é baseado no conhecido modelo FM da Volvo. A cabine espaçosa foi rebaixada e movida para frente, e o piso plano facilita a entrada e saída do caminhão“, acrescenta a empresa.
Como é o novo caminhão elétrico da Volvo?
- O Volvo FM Low Entry está equipado no total com 360 quilowatts-hora de bateria (são quatro unidades a bordo).
- Isso é suficiente para percorrer 200 km por carga, estima a Volvo (parece pouco, mas vale lembrar que os caminhões consomem muita mais energia que um carro elétrico comum).
- O alcance dependerá de fatores como peso da carga, estilo de condução, etc.
- A energia pode ser recuperada usando um carregador integrado (até 43 quilowatts e trifásico na Europa) ou um carregador CC externo de até 250 quilowatts.
- A potência do motor, por sua vez, é de 330 quilowatts (o equivalente a quase 450 cavalos).
Serão vendidas três opções de assentos: apenas motorista, para 1 ou 3 passageiros. Os 3 assentos ficam na parte traseira da cabine em uma posição que minimiza pontos cegos.
As configurações de eixo disponíveis são: 4X2, 6X2, 6X4, 8X2, 8X4. Já o peso bruto suportado é de até 32 toneladas. O caminhão também está disponível com sistema avançado de monitoramento de câmera e em dois tamanhos: cabine longa (1575 mm) e cabine longa estendida (1945 mm).
Disponibilidade
As vendas do caminhão elétrico Volvo FM Low Entry começam neste trimestre na Europa e Coreia do Sul. A produção em larga escala está prevista para começar no segundo trimestre de 2024.