sexta-feira, setembro 20, 2024
InícioCiência e tecnologiaNovo cabo submarino gigante pode revolucionar transmissão de energia

Novo cabo submarino gigante pode revolucionar transmissão de energia

O maior projeto de transmissão de energia renovável do mundo recebeu sinal verde das autoridades ambientais na Austrália. Se trata do “Australia-Asia Power Link”, uma iniciativa que enviará energia solar de origem australiana até Cingapura por meio de 4.300 quilômetros de cabos submarinos.

O projeto liderado pela SunCable inclui a construção de uma gigantesca fazenda solar no norte da Austrália para transmitir e também exportar energia “confiável e com custo competitivo”, informa a empresa.

Maior projeto de transmissão de energia limpa

  • O projeto levará 1,75 GW de energia limpa por 4.300 km de cabeamento submarino da Austrália até Cingapura;
  • A aprovação ambiental permitirá que a empresa inicie a instalação do cabo que parte de uma estação na cidade de Darwin, capital do Território do Norte da Austrália, até a fronteira com a Indonésia;
  • O aval das autoridades também inclui a construção de uma fazenda solar com capacidade de geração de até 10 gigawatts de energia;
  • Além de armazenamento local e do cabo submarino, uma linha de transmissão aérea de 800 km também será feita;
  • Para o futuro, o plano é elevar a capacidade para 20 gigawatts de energia solar de pico e cerca de 36 a 42 GWh de armazenamento em bateria no local;
  • A previsão é que o fornecimento de eletricidade limpa comece no início da próxima década.
Projeto exportará energia solar gerada por um enorme distrito de energia limpa por meio de cabos submarinos. (Imagem: Divulgação/SunCable)

Em comunicado, o diretor da empresa, Cameron Garnsworthy, destacou que a aprovação ambiental permitirá prosseguir com o projeto “nas atividades de desenvolvimento, comerciais e de engenharia”. Entretanto, a SunCable ainda terá que superar obstáculos antes das próximas fases.

Isso inclui: negociar o uso da terra com proprietários, fechar acordos com outros órgãos e conseguir apoio para financiar o ambicioso projeto.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui