quinta-feira, setembro 19, 2024
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Novo avião híbrido ganha primeiro modelo em escala real

A sueca Heart Aerospace revelou, na semana passada, o primeiro demonstrador em escala real do avião híbrido-elétrico ES-30. O modelo foi quase inteiramente construído dentro das instalações da fabricante em Gotemburgo, e, além de ser utilizado em testes no solo, também está previsto para realizar seu primeiro voo no segundo trimestre de 2025.

Entenda:

  • A Heart Aerospace divulgou o primeiro demonstrador em escala real do avião híbrido-elétrico ES-30;
  • Além de testes no solo, o modelo também deve realizar seu primeiro voo no segundo trimestre de 2025;
  • A aeronave conta com quatro motores elétricos e dois turbogeradores, podendo voar até 200 km no “modo elétrico” ou 400 km no “modo híbrido”;
  • O avião comporta até 30 passageiros, mas tem alcance no modo híbrido ampliado com até 25 a bordo;
  • Um protótipo de pré-produção deve ser lançado no futuro, com base nos aprendizados do novo modelo.
Primeiro voo do modelo do avião híbrido deve acontecer em 2025. (Imagem: Heart Aerospace)

O modelo Heart Experimental 1 (Heart X1) possui envergadura de 32 metros, e, inicialmente, vai ser usado pela empresa para testar “operações de carregamento, taxiamento e procedimentos de retorno”, conforme dito no comunicado. A Heart ainda deve executar testes de hardware dentro e fora do avião.

Relembre detalhes do avião híbrido da Heart Aerospace

A aeronave é alimentada por quatro motores elétricos, podendo voar até 200 quilômetros no “modo elétrico” ou 400 quilômetros no “modo híbrido”, que conta com dois turbogeradores ativados em casos que demandam um impulso adicional em rotas maiores.

Avião híbrido-elétrico pode comportar até 30 passageiros. (Imagem: Heart Aerospace)

Além de uma cabine espaçosa que possui três assentos localizados lado a lado, o avião também possui um banheiro, uma cozinha e compartimentos superiores espaçosos. O ES-30 tem capacidade para acomodar até 30 passageiros, sendo que com 25 a bordo o alcance do modo híbrido é ampliado para 497 milhas (cerca de 800 km).

Agora, a empresa se prepara para a próxima etapa do desenvolvimento do avião híbrido-elétrico ES-30: a construção do Heart X2, protótipo de pré-produção que deve aprimorar ainda mais os métodos aprendidos com o Heart X1.

Via Olhar Digital

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