Há novo elétrico na categoria de mais rápido do mundo, e é um nome familiar. A empresa japonesa de fabricação e engenharia de automóveis Aspark desenvolveu versão atualizada do hipercarro ultrarrápido OWL, em parceria com a Manifattura Automobili Torino. A velocidade que o EV alcançou na pista? Incríveis quase 439 km/h.
A Aspark é uma empresa de engenharia e design de veículos fundada em Osaka (Japão), há quase 20 anos. Durante este tempo, grande parte do foco da empresa girou em torno do OWL.
Apenas treze anos após sua fundação, ela chamou atenção, quando colocou um protótipo do OWL na pista para tentar bater o tempo de 0-100 km/h do carro de segunda geração do Tesla Roadster. E ele conseguiu, com tempo de 1,9 segundos.
Aspark OWL e seus detalhes
- O OWL chegou ao mercado e chegou a deter o título de elétrico mais caro do mundo, valendo 2,9 milhões de euros (R$ 16,92 milhões, na conversão direta) durante vários anos;
- Como relembra o Electrek, o OWL original pode fornecer potência total de 1,98 mil cv (1.456 kW), 1.920 Nm de torque e 400 km de alcance;
- Atualmente, ele também está sendo vendido na Europa, Japão e EUA desde março;
- Essa versão continua sendo entre as mais rápidas do mundo, acelerando de 0-100 km/h em 1,72 segundos e atingindo velocidade máxima de 413 km/h.
Nesta quarta-feira (12), a Aspark compartilhou vídeo da nova versão, chamada OWL SP600, aclamada como o EV mais rápido do mundo, justamente após atingir os 438,7 km/h.
A empresa japonesa descreve o OWL SP600 como “uma evolução do Aspark OWL original”, com pneus Potenza Race personalizados da Bridgestone. Antes da tentativa de recorde, a Aspark submeteu o EV a uma campanha específica de atividades de validação em túnel de vento e vários dias de testes em pista com Marc Basseng, piloto profissional e vencedor das 24h de Nurburgring (Alemanha).
Já se passaram cerca de dez anos desde que começamos a trabalhar no OWL Hypercar. Nosso objetivo era um carro com a aceleração mais rápida do mundo e, em seguida, tentamos e alcançamos os recordes mundiais de velocidade máxima hoje com nosso novo hipercarro OWL SP600. Esta capacidade técnica inspira todos os envolvidos à excelência pessoal e a desafiar e crescer aos trancos e barrancos em direção ao futuro.
Masanori Yoshida, CEO da Aspark
Veja imagens da quebra do recorde, realizado na Alemanha: