A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (19), o I Seminário Estadual Sobre a Saúde do Homem. O evento, realizado na Escola de Gestão e Controle (EGC) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), reuniu profissionais da atenção primária dos municípios, técnicos e coordenadores das regionais de saúde do estado.
“Esse seminário teve o objetivo de qualificar os multiplicadores acerca da Política Nacional de Saúde do Homem e também faz parte da campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização da população masculina sobre a importância do cuidado à saúde”, destaca Luciana Sena, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso.
O evento discutiu a estratégia do pré-natal do parceiro e preenchimento dos dados de atendimento, o acesso e acolhimento da população trans nos serviços de saúde, o panorama geral da saúde sexual e reprodutiva do homem, métodos contraceptivos e a participação masculina e o acesso e acolhimento da população masculina nos Centros de Testagem e Aconselhamento.
Além disso, o seminário abordou o perfil epidemiológico das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no estado do Piauí, o diagnóstico e tratamento das ISTs, o uso de tabaco, álcool e outras drogas pela população masculina e a metodologia para implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PCNT).