Onze governadores e 17 políticos devem participar de eventos em Nova York nesta semana. O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi convidado, segundo o site Poder360, mas não confirmou presença, de acordo com a assessoria do TSE.
As atividades são promovidas pelo Esfera Brasil, do empresário João Camargo, e pelo Lide, fundado pelo ex-governador de São Paulo João Doria. Além disso, as autoridades também devem comparecer a um encontro organizado pelo jornal Valor Econômico.
O Esfera Brasil começa a programação nesta segunda-feira, 13, com o seminário “Oportunidades e Construção do Futuro”, no Rockfeller Center, das 19h às 22h.
Além das autoridades, alguns empresários também estão confirmados no evento, como o CEO da Arezzo&CO, Alexandre Birdman; o CEO da Cimed, João Adibe; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; a presidente do conselho de administração da Magazine Luiza, Luiza Trajano.
Na terça-feira 14, o Lide realiza o Lide Brazil Investment Forum, no Harvard Club, das 8h às 12h. Também devem comparecer ao encontro o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e o ex-presidente Michel Temer.
Na quarta-feira 15, o jornal Valor Econômico promove um evento com ênfase nas relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos. Devem estar presentes o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro; o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel; o governador do Pará, Helder Barbalho, entre outras autoridades.
Evento em Nova York ocorre em meio à tragédia no RS
Os eventos no exterior ocorrem em meio à tragédia causada pela chuva no Rio Grande do Sul. Por isso, alguns dos participantes podem ter dificuldades para viajar aos Estados Unidos.
É o caso do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que optou por ficar em Brasília para trabalhar em projetos de auxílio ao Estado afetado, conforme informado pela organização.
Atualização, às 10h49: Conforme o site Poder360 informou inicialmente, o ministro Alexandre de Moraes compareceria ao evento. De acordo com o TSE, contudo, o presidente da Corte não confirmou presença.