Tudo sobre China
Os carros elétricos e híbridos chineses ganharam o mundo. Isso não é segredo para ninguém. As montadoras conseguem apresentar bons veículos, com tecnologia de ponta e preços mais acessíveis.
Mas e dentro da própria China? Você tem ideia de quem está liderando o mercado? Acertou quem respondeu a BYD. A greentech teve 5 modelos na lista dos 10 mais vendidos no país em 2023. Completam o pódio a Volkswagen e a Toyota.
Leia mais
A BYD, porém, tem uma boa vantagem sobre os seus adversários. Continua na frente em 2024 e vai muito bem também nos mais diversos segmentos. O de sedãs de luxo, por exemplo.
O BYD Han é um campeão de vendas – e deve continuar assim por mais uma temporada. A empresa acaba de apresentar a versão 2025 do carro – e ela traz algumas boas novidades. A melhor delas é o preço ainda menor, para continuar batendo seus concorrentes locais.
Novo Han tem versões elétrica e híbrida na China
- A BYD até trouxe o Han para o Brasil, mas por aqui eles vendem apenas a versão elétrica.
- Na China, por outro lado, os consumidores contam também com uma variante híbrida, que vem com o sistema DM-i de quinta geração, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv a outro elétrico de 272 cv.
- Segundo o ciclo de medição chinês, o Han híbrido plug-in é capaz de fazer até 26,3 km/l, com autonomia máxima combinada de 1.350 km pelo ciclo CLTC.
- Já na aceleração, a BYD divulga um tempo de 0 a 100 km/h de 6,9 s.
- As versões elétricas, por sua vez, vem com diferentes opções de baterias, cujos alcances variam entre 506 km e 701 km no ciclo CLTC.
- Todas as baterias, aliás, são de tecnologia Blade, da BYD, que prometem um carregamento rápido de 0 a 800% em apenas 30 minutos.
- No interior, a versão 2025 vem com um sistema multimídia com tela sensível ao toque de 15,6 polegadas e 2,5K oferece suporte a várias funções interativas, incluindo comandos de voz e navegação 3D.
- Os bancos do motorista e do passageiro dianteiro são equipados ainda com sistemas de massagem de 10 pontos.
- Além disso, o Han apresenta um sistema de som Dynaudio de 12 alto-falantes projetado para fornecer áudio de alta qualidade.
- O Han 2025 apresenta também o sistema DiPilot 300 da BYD com LiDAR e Nvidia Orin-X, oferecendo assistência de pilotagem em rodovias e áreas urbanas.
- Ele também inclui, por fim, o sistema de suspensão inteligente DiSus-C, que possibilita o modelo ser ajustado para conforto ou estabilidade.
Preço e condições
Como dissemos, essa é a melhor parte – para o público chinês. A versão mais básica do híbrido ficou 4.000 yuans mais barata.
A ideia é que o sedã continue liderando no mercado doméstico, superando concorrentes fortes, como o Xiaomi SU7 e o Geely Galaxy E8.
O Han 2025 híbrido sai a partir de 165.800 yuans até 225.800 yuans (R$ 130.163 e R$ 177.267, respectivamente).
Já o elétrico puro custa a partir de 179.800 yuans (R$ 141.154). A versão topo de linha sai a 235.800 yuans (R$ 185.117).
Lembrando que essa conversão não condiz com os preços do mercado brasileiro. Por aqui, o BYD Han (que não é a versão 2025) sai por mais de R$ 500 mil.
As informações são do Inside EVs.