Em novembro passado, a Renault anunciou a quarta geração da sua família de vans comerciais Master – que incluía uma versão elétrica chamada E-Tech. Agora a empresa confirmou mais detalhes sobre o modelo.
Nova van elétrica da Renault
A van comercial passou por reformulação completa, segundo a Renault — incluindo capô mais curto e dutos aerodinâmicos no para-choque, além de teto mais inclinado, espelhos laterais redesenhados e traseira mais estreita. Tudo para entregar mais eficiência.
- O modelo E-tech estará disponível em duas variantes: uma com motor de 96 kW e bateria de 30 kWh e outra com motor de 105 kW e bateria de 87 kWh.
- O torque máximo é o mesmo em ambos: cerca de 30,6 kgfm.
- A Renault promete que o modelo mais completo oferece 460 km de autonomia por carga (no ciclo WLTP).
- O carregamento rápido DC de 130 kW é suportado, com uma recarga de 30 minutos adicionando 252 km ao alcance. Já o carregador doméstico AC de 22 kW, leva cerca de 4 horas para uma recarga completa.
A van E-Tech também possui tomadas de energia para conectar ferramentas elétricas, computadores e mais, juntamente com a capacidade de alimentar instalações personalizadas, como compartimentos refrigerados, sistemas de ar condicionado ou máquinas usando a energia da bateria.
No interior, o motorista encontra uma tela sensível ao toque de 10 polegadas e um assento central que pode ser dobrado para se tornar uma mesa com portas USB e slot para guardar um notebook.
A lista de recursos inclui ainda 20 sistemas de assistência ao condutor e Google Maps a bordo para planejamento de rotas. Também estão disponíveis o Google Assistente, bem como conectividade com Apple CarPlay e Android Auto com ou sem fio.
Lançamento
A van Renault Master E-Tech estará disponível até junho no mercado europeu, assim como as variantes a combustão e hidrogênio. Todas baseadas na mesma plataforma e disponíveis em sete cores base “e mais de 300 tonalidades especiais”, segundo a montadora.