Depois de vários dias de calor e tempo seco na maior parte do território brasileiro, uma nova onda de frio deve atingir as regiões Sul e Sudeste do país na próxima semana, derrubando as temperaturas na virada de julho para agosto.
De acordo com a agência Meteored, o frio mais intenso será sentido principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de parte considerável do Paraná e de São Paulo.
A previsão meteorológica revela que as temperaturas máximas nessas regiões não devem passar dos 20°C, enquanto as mínimas podem ficar bem abaixo dos 10°C entre terça-feira 30 e sábado 2. No Sul, os termômetros devem ficar ainda mais próximos dos 0°C.
A queda na temperatura se deve a uma mudança no padrão de circulação de ventos ao redor do continente antártico, no sul do globo terrestre. As próximas semanas serão marcadas pelo enfraquecimento desses ventos, o que favorece a passagem de ciclones e frentes frias no centro-sul do Brasil.
Segundo a Meteored, a nova onda de frio não deve alcançar outras áreas do Brasil, como o Centro-Oeste e norte da Região Sudeste, onde o calor deve se manter.
Confira as temperaturas no Sul e em São Paulo com a onda de frio, conforme a agência Meteoblue
Segunda-feira, 29 de julho
- Porto Alegre: entre 12 e 15 graus
- Florianópolis: entre 15 e 20 graus
- Curitiba: entre 9 e 22 graus
- São Paulo: entre 16 e 27 graus
Terça-feira, 30 de julho
- Porto Alegre: entre 11 e 16 graus
- Florianópolis: entre 13 e 17 graus
- Curitiba: entre 7 e 14 graus
- São Paulo: entre 11 e 19 graus
Quarta-feira, 31 de julho
- Porto Alegre: entre 10 e 18 graus
- Florianópolis: entre 11 e 19 graus
- Curitiba: entre 7 e 15 graus
- São Paulo: entre 11 e 18 graus
Redação Oeste, com informações da Agência Estado