domingo, setembro 29, 2024
InícioGeralNova onda de frio derruba temperaturas em São Paulo

Nova onda de frio derruba temperaturas em São Paulo

As temperaturas em São Paulo devem cair drasticamente a partir do sábado 24, com mínimas de 7°C na região metropolitana e 2°C na Serra da Mantiqueira, onde há previsão de geada. O frio deve persistir até o início da semana.

Essa mudança ocorre devido à chegada de uma frente fria do Sul do Brasil, que trará pancadas de chuva ao Estado. Diante dessa previsão, a Defesa Civil do Estado de São Paulo anunciou a abertura do Abrigo Solidário para atender pessoas vulneráveis às baixas temperaturas.

O abrigo será montado na Estação Pedro II do Metrô, no Centro de São Paulo, a partir do sábado. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), o Metrô, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP), a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS) e a Defesa Civil.

O abrigo poderá acolher até cem pessoas por noite, e também receberá os pets dos abrigados, fornecendo água e ração. Haverá colchões, cobertores, refeições gratuitas (jantar e café da manhã) oferecidas pelo Programa Bom Prato Móvel, e banheiros químicos.

A SEDS contribuirá com a triagem e oferecerá mais 100 vagas em seu abrigo na Praça da Sé, especialmente para idosos, pessoas com deficiência e famílias com crianças.

O frio em São Paulo

cidade são paulo - gelada - rovena rosa - agencia brasil
Temperaturas podem chegar a 2ºC no Vale do Ribeira e em Itapeva | Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Para a Serra da Mantiqueira, as mínimas serão de 2°C; no Vale do Ribeira e em Itapeva, 5°C; na região metropolitana de São Paulo, Campinas e Sorocaba, 7°C; em Presidente Prudente, Marília, Bauru e Araraquara, 9°C; no Litoral Norte, Araçatuba, São José do Rio Preto, Franca, Ribeirão Preto e Barretos, 10°C; no Vale do Paraíba, 11°C; e na Baixada Santista, 12°C.

A Defesa Civil do Estado também orientou as Defesas Civis Municipais a desenvolverem ações de acolhimento em suas cidades devido às baixas temperaturas previstas.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil alerta que a queda brusca nas temperaturas pode intensificar a sensação de frio, elevando os riscos de hipotermia, especialmente entre pessoas em situação de rua, crianças e idosos. A baixa umidade do ar também pode aumentar a incidência de doenças respiratórias como gripe, resfriado, pneumonia e meningite.

Para minimizar esses riscos, a Defesa Civil recomenda que a população tome medidas preventivas, como manter-se agasalhado, evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas, e higienizar as mãos com frequência.

O uso de aquecedores deve ser feito com cuidado, evitando deixá-los ligados durante toda a noite. Não improvise aquecedores com fogueiras, fogões ou similares, pois podem causar incêndios.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui