domingo, julho 7, 2024
InícioGeralnova onda de calor atinge 3 Estados

nova onda de calor atinge 3 Estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma nova onda de calor vai afetar os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. O fenômeno começou na quinta-feira 13 e deve durar de três a cinco dias. De acordo com a previsão do órgão, as temperaturas nessas regiões ficarão 5°C acima da média.

Meteorologista do Inmet, Andrea Ramos afirma que esse fenômeno é chamado de anticiclone e mantém uma massa de ar quente nessas regiões mais afetadas. Ela alerta que a umidade fica muito baixa nos períodos mais quentes.

“Isso pode trazer riscos à saúde por ocasionar problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas”, informou a especialista.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), umidades abaixo de 25% já podem aumentar aumentar a probabilidade desses sintomas.

Precauções necessárias

O Inmet emitiu um alerta laranja devido aos riscos à saúde da população nessas áreas. Os habitantes devem tomar precauções para evitar os efeitos adversos do calor intenso, especialmente aqueles com problemas respiratórios e outras condições de saúde vulneráveis.

Onda de calor no Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul será o Estado mais afetado, exceto pelo norte e fronteira com Minas Gerais. Toda a fronteira com o Paraguai e parte da fronteira com a Bolívia estão dentro da área atingida pela onda de calor, incluindo Corumbá e a região pantaneira, onde a máxima prevista é de 36°C.

Em São Paulo

Os municípios de Bauru, Araçatuba, Assis e Ourinhos, entre outros, terão temperaturas acima da média nesse período. A Climatempo prevê máxima de 30ºC em em Bauru.

No Paraná

O calor será mais intenso no noroeste do Paraná, incluindo Londrina, Campo Mourão e Cascavel. Em Londrina, por exemplo, a previsão é de máxima de 31ºC nesta sexta, de acordo com boletim da Climatempo.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui