A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa (NMDER), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), promoveu um evento em alusão ao Dia Mundial da Prematuridade, com o tema “Acesso a cuidados maternos e neonatais”. O encontro, realizado no último domingo (17), no Espaço Cultural do Teresina Shopping, reuniu mães e profissionais de saúde em um momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pelos bebês prematuros e suas famílias.
Michelle Cristina Fianco, mãe de Mateus José, um bebê prematuro, participou do evento e se emocionou ao lembrar do nascimento do filho. “Estou muito feliz em estar aqui no evento do Dia Mundial da Prematuridade. Meu filho nasceu com 32 semanas e ficou 37 dias na UTI. Foi um momento muito difícil, mas Deus nos dá forças. Conhecer outras famílias que passaram pelo mesmo que eu me fortalece, me faz entender e me sentir acolhida”, afirmou.
A médica neonatologista da NMDER, Isabel Marlúcia Almeida, que também é coordenadora estadual do Método Canguru, ressalta a importância do evento.
“Foi um sucesso! Tivemos momentos de reflexão, depoimentos emocionantes de mães e a participação de profissionais comprometidos. O Dia Mundial da Prematuridade não é uma celebração, mas um momento de reflexão sobre esse problema de saúde pública. No Piauí, cerca de 4 mil bebês nascem prematuros por ano, o que exige de nós um preparo constante para oferecer o melhor cuidado e garantir qualidade de vida para esses bebês”, destacou.
A programação também contou com apresentações do Coral Canguru da NMDER e um momento de confraternização com mamães, familiares e profissionais de saúde.