A fabricante chinesa de carros elétricos (EVs, na sigla em inglês) Seres abriu sua segunda concessionária em São Paulo no fim de semana. A empresa iniciou suas operações no Brasil em julho de 2023 – e este movimento destaca o crescente interesse na indústria de EVs no país.
Para quem tem pressa:
- A fabricante chinesa de carros elétricos Seres inaugurou sua segunda concessionária em São Paulo, após iniciar operações no Brasil em julho de 2023, demonstrando o interesse crescente na indústria de EVs no país;
- José Augusto Brandimarti, COO da Seres no Brasil, afirmou que a empresa está preparada para competir com grandes fabricantes de veículos elétricos, como BYD e GWM. A Seres oferece seis modelos de EVs, com preços variando entre R$ 190 mil e R$ 450 mil, posicionando-se no segmento de luxo;
- A Seres tem uma demanda significativa na China, com mais de 100 mil clientes na fila de espera. No Brasil, a empresa adotou uma abordagem híbrida de vendas online e concessionárias físicas, começando por São Paulo e planejando expansão para outras regiões;
- A Seres enfrenta desafios como o aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos previsto para 2024. Para enfrentá-los, a empresa busca negociar preços melhores e reduzir margens para minimizar impactos ao consumidor brasileiro.
José Augusto Brandimarti, COO da Seres no Brasil, afirmou que a empresa possui tecnologia e porte para competir com grandes fabricantes de veículos elétricos no mercado brasileiro – BYD e GWM, por exemplo. As informações são da CNN Brasil.
Seres: uma nova marca de EVs no Brasil
A Seres chega ao mercado brasileiro com uma gama de seis modelos de carros elétricos, com preços variando entre R$ 190 mil e R$ 450 mil, posicionando-se no segmento de veículos de luxo. A empresa já possui uma expressiva demanda na China, com mais de 100 mil clientes na fila de espera por um dos seus modelos.
O estudo realizado pela Seres para quantificar a demanda de veículos elétricos no Brasil orientou a estratégia da empresa na abertura de suas concessionárias, iniciando pelo estado de São Paulo, que representa 32% da demanda nacional, e expandindo-se para Brasília, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
A empresa já estabeleceu uma matriz em Alphaville, Barueri, e inaugurou o primeiro showroom na Avenida Europa, em São Paulo. A nova loja foi aberta no sábado (09).
Diferentemente de sua abordagem em outros países, onde a Seres adota um modelo de vendas totalmente online, no Brasil, a empresa optou por um modelo híbrido de vendas online e concessionárias físicas, reconhecendo a preferência dos consumidores brasileiros pelo modelo tradicional de compra de veículos.
Próximos passos
Brandimarti destacou que os planos da empresa no Brasil podem ser impactados pelo aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos previsto para 2024. A Seres planeja negociar preços melhores com sua matriz e reduzir margens para minimizar o impacto ao consumidor final.
Além de carros de passeio, a Seres pretende investir no segmento de comerciais leves elétricos no Brasil, um mercado em ascensão no qual a empresa já tem uma produção robusta na China. Isso permitirá à Seres atender a demanda dos clientes brasileiros em cerca de 60 dias.
A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) prevê um cenário positivo para o mercado automobilístico em 2024, especialmente para carros elétricos e híbridos, com um aumento esperado de 61% nos emplacamentos em comparação com 2023.
O mercado de carros elétricos e híbridos já vem crescendo, com um aumento de 80% nas vendas em 2023 em relação a 2022. A produção total de veículos é esperada para crescer 4,7% em 2024.