quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioCiência e tecnologianova geração do Corolla deve ter muito mais autonomia

nova geração do Corolla deve ter muito mais autonomia

Ainda falta chão para 2026, mas os fãs de carros japoneses já estão ansiosos para a estreia da nova geração do Toyota Corolla. A revista nipônica especializada Best Car acaba de divulgar algumas informações de bastidores sobre o veículo, que deve sair apenas em 26 no Japão e em 2027 no Brasil.

A 12ª geração de um dos carros mais vendidos da história está no mercado global desde 2018 (19 aqui no país). E, pelas novas informações, a 13ª geração terá como foco enfrentar os carros elétricos e híbridos chineses.

Leia mais

Para isso, a Toyota aposta em seu novo conjunto de motores. Hoje, os atuais propulsores da marca japonesa têm uma eficiência térmica de 40%. A ideia é superar os 46,06% anunciados pela BYD e o seu motor PHEV de 1,5 litros.

Menores e mais eficientes, esses novos motores Toyota prometem entregar muito autonomia em conjunto com o pacote elétrico da montadora japonesa.

O novo Corolla terá versões híbridas: uma HEV (híbrido pleno) e uma inédita opção híbrida plug-in (PHEV). A estimativa é que essa segunda alcance impressionantes 2.100 km de autonomia.

Mais detalhes do novo Corolla

  • A Best Car cita um motor 1.5 aspirado de quatro cilindros, entregando 130 cv e 15 kgfm, para as versões de entrada.
  • Ele será usado também para o sistema híbrido completo (HEV), porém gerando 100 cv e 13 kgfm.
  • Também haverá uma variante turbo de 180 cv e 23 kgfm, mais potente.
  • Não há mais detalhes sobre o modelo PHEV.
  • Como já aconteceu nas outras gerações recentes, o Corolla deve chegar para o mercado global em 3 versões diferentes no que diz respeito ao design.
  • Além do tradicional sedã, o carro japonês também poderá ser um hatchback ou uma perua.
  • No Brasil, porém, a tendência é que a 13ª geração siga a anterior e venha apenas nas versões sedã e Cross, que funciona como um SUV.
  • Isso ocorre por uma questão mercadológica: o público por aqui prefere esse tipo de carro.
  • Sobre o visual, a revista aposta em algo parecido com o novo Prius.
A tendência é que o novo Corolla seja semelhante ao Prius de última geração – Imagem: Divulgação/Toyota
  • O perfil @theottle no Instagram publicou, há algumas semanas, uma projeção de como deve ficar.
  • Em se confirmando, teremos um Corolla com design bem mais esportivo do que atualmente.

Preço e projeções

Vale destacar que todas essas informações não são oficiais; elas são da revista japonesa. Tudo isso, no entanto, deve se confirmar com o tempo (até porque as fontes da Best Car costumam ser ótimas quando o assunto é Toyota).

Uma coisa que a publicação não trouxe ainda foi uma previsão de preço. A tendência é que não seja barato – e a minha aposta é que nisso a Toytoa não consiga superar os concorrentes chineses.

De acordo com o site japonês Best Car, a versão perua do novo Corolla deve ter esse visual – Imagem: Reprodução/Best Car

Como já dissemos, o cronograma é que o novo Corolla estreie no Japão em 2026 e chegue ao Brasil um ano depois – assim como aconteceu com a geração anterior.

E, por aqui, ele deve ser produzido na fábrica da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo. A planta já cuida atualmente do Corolla Cross, do Yaris Hatch e Sedã e, em breve, do inédito Yaris Cross.

As informações são do Motor1.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui