Após uma semana de clima úmido e frio, que estabeleceu novos recordes de baixas temperaturas, mais uma frente fria se aproxima, prometendo manter o tempo gelado nos próximos dias na região Centro-Sul do Brasil.
Segundo informações da Climatempo, essa frente fria começará a se deslocar pelo Sul do país a partir desta quinta-feira (11), trazendo mais chuvas e intensificando a sensação de frio.
A massa de ar frio se moverá rapidamente pelo Sul, criando um canal de umidade que se estenderá até o Mato Grosso do Sul e São Paulo até o fim do dia.
“O risco de tempestades é significativo ao longo do dia em Santa Catarina, no Sul do Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul”, explica Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo.
Mapa de atuação da frente fria que se aproxima
No mapa abaixo, elaborado pelo Climatempo, observamos a intensidade da frente fria em cada região.
No sudeste, as temperaturas voltarão a cair na sexta-feira (12), mas ainda devem permanecer acima dos valores observados no início da semana. No Sul, é esperada a ocorrência de geada para esse dia.
Além de trazer umidade para o Sul, a frente fria será acompanhada por uma massa de ar polar continental, provocando uma nova queda nas temperaturas no centro-Sul do país.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre as baixas temperaturas no Sul do Brasil. Praticamente todo o estado do Rio Grande do Sul experimentará temperaturas 5ºC abaixo da média por um período de até cinco dias.
Na região abrangendo o oeste do Mato Grosso do Sul, oeste do Paraná e grande parte do Rio Grande do Sul, o frio continuará intenso, sem elevação significativa das temperaturas durante a tarde, e há possibilidade de geada entre a madrugada e a manhã.
Na área que inclui o Sul do Mato Grosso e o nordeste do Rio Grande do Sul, estendendo-se até o Sul e leste de São Paulo, as temperaturas devem ficar entre 3ºC e 5ºC abaixo da média para o mês. Na faixa que vai do Acre ao Rio de Janeiro, as temperaturas devem cair cerca de 3ºC, com uma queda mais acentuada nas máximas.
Embora os meteorologistas indiquem que a tendência para o inverno é de uma estação com temperaturas acima da média, a primeira quinzena de julho tem sido marcada por clima frio.
Desde o último sábado (6), uma série de frentes frias tem mantido o ar frio em grande parte do território nacional. Isso ocorre porque cada frente fria é acompanhada de uma massa de ar polar, que contribui para quedas significativas de temperatura, especialmente no centro-Sul do país.
Com a menor incidência de radiação solar durante o inverno, o frio tende a persistir ao longo do dia.