domingo, julho 7, 2024
InícioCiência e tecnologiaNova era: Volvo apresenta o seu primeiro caminhão autônomo

Nova era: Volvo apresenta o seu primeiro caminhão autônomo

Você pode até se irritar com eles no trânsito às vezes, mas a importância dos caminhões na nossa sociedade é inegável. Ainda mais no Brasil, onde o transporte por ferrovias é pífio. Quem conhece um pouquinho de logística sabe o quanto dependemos desses gigantes nas estradas. E até mesmo nas cidades! Ou será que a coleta de lixo funcionaria com carros ou motos?

Leia mais

Eu não tenho nenhum caminhoneiro na família, mas tenho amigos filhos desses profissionais. E os relatos são de uma rotina pesada, de sacrifícios. Ficar dias longe de casa, dirigir por horas e horas seguidas, ter sob sua responsabilidade uma carga caríssima e que pertence a um terceiro.

Diante dessa realidade, a tecnologia apresenta uma alternativa para tornar a vida do caminhoneiro um pouco mais tranquila. A Volvo, em parceria com uma empresa chamada Aurora, acaba de revelar o seu primeiro veículo autônomo. E, de acordo com as companhias, o modelo já está “pronto para produção”.

O veículo faz parte da nova linha VNL da Volvo, que é um caminhão Classe 8 construído para transporte de longa distância. Só que ele vem com a tecnologia Aurora Driver, que permite a condução autônoma. As pessoas puderam vê-lo pela primeira vez na última segunda-feira (20), durante a ACT Expo, em Las Vegas.

Conheça o modelo

  • A linha VNL da Volvo por si só já é ultra tecnológica.
  • Central digital, painel multimídia, airbags extras, um sistema de resfriamento interno e uma cabine espaçosa para o motorista.
Imagem: Reprodução/Volvo
  • O Aurora Driver também é tecnologia de ponta.
  • Trata-se de um sistema de direção autônomo de nível 4 que usa câmeras de alta resolução, radares de imagem e uma série de sensores, entre eles um LiDAR que pode detectar objetos a até 400 metros de distância.
  • A Aurora, que foi criada por ex-executivos do Google, Uber e Tesla, fez uma bateria de testes antes de levar o seu sistema para o público.
  • O Aurora Driver percorreu bilhões de milhas virtuais para treinamento, bem como 1,5 milhão de milhas comerciais em vias públicas reais.
  • Para fins de segurança, o caminhão possui ainda “sistemas redundantes de direção, frenagem, comunicação, computação, gerenciamento de energia, armazenamento de energia e gerenciamento de movimento do veículo”.

Mas esse modelo não vai acabar tirando o emprego dos caminhoneiros?

A resposta é não, pelo menos por enquanto. É claro que, com o avanço dessa tecnologia (e se ela se mostrar segura), algumas empresas vão optar por ter caminhões autônomos.

Nesse primeiro momento de implantação, porém, todos os veículos terão um motorista a bordo, para que ele assuma o volante caso seja necessário.

A Aurora também pretende testar, nos próximos meses, uma operação de 20 caminhões totalmente sem condutor no trecho entre Dallas e Houston. Depois disso, o objetivo seria expandir a frota para cerca de 100 caminhões em 2025 e, eventualmente, vender o sistema para outras empresas.

Lembrando que todos esses testes estão ocorrendo nos Estados Unidos. Não há previsão para a chegada dessa tecnologia aqui no Brasil, por exemplo.

E, quando chegar, ela será extremamente cara. Ou seja, os caminhoneiros que trabalham para empresas podem ficar tranquilos em relação aos seus empregos. Já os caminhoneiros autônomos, donos dos próprios veículos, a aquisição de um desses poderia significar a rotina mais tranquila sobre a qual falamos no começo deste texto.

As informações são do Engadget.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui