terça-feira, outubro 1, 2024
InícioCiência e tecnologiaNova e-bike dobrável manda bem na cidade e no off-road

Nova e-bike dobrável manda bem na cidade e no off-road

Para que uma bicicleta se torne um veículo realmente viável para grandes cidades, é preciso que ela se adapte a realidades distintas. Vamos falar de São Paulo, por exemplo.

Eu moro na Zona Norte e trabalhava no Morumbi, na Zona Sul. Pelas vias tradicionais, o percurso tem aproximadamente 25 quilômetros. Levando em consideração que a velocidade média das bikes varia entre 15 a 25 km/h (dependendo da intensidade que você pedala), estamos falando em um trajeto que duraria entre 1 e 2 horas.

Ou seja, são poucos os que se aventurariam em 25 quilômetros para ir e outros 25 para voltar! Além do tempo de deslocamento, teria o tempo de um bom banho, convenhamos. Isso sem contar que São Paulo não oferece uma ciclovia direta entre os dois bairros. A pessoa teria de pedalar no meio das Marginais Tietê e Pinheiros – o que não é muito recomendado. Grupos de ciclistas até usam essas vias, mas em turmas grandes e fora dos horários de pico.

Leia mais

Agora, imagine, por outro lado, usar a bicicleta apenas em alguns trechos. Utilizar o transporte público para grandes distâncias e a bike para as curtas, sejam elas de asfalto, de terra ou de pedra.

Essa é a premissa dos novos modelos G Line, da britânica Brompton Electric, que diz ter as bicicletas elétricas mais versáteis do mundo.

Para todos os terrenos

  • Como deu para ver no vídeo, as bicicletas ficam em um tamanho bem razoável dobradas (72 x 67 x 21 cm).
  • E elas são muito fáceis de desdobrar!
  • O único problema é o peso: o modelo elétrico pesa pelo menos 16 quilos.
  • A alternativa para isso é usar um adaptador para levar o veículo como se fosse uma bagagem, com rodinhas.
  • De acordo com a Brompton, a bateria de 345 Wh da e-bike foi “rigorosamente testada para confiabilidade e segurança inigualáveis”.
  • Ela possui algo entre 30 a 60 km de alcance por carga, dependendo do modelo.
  • O carregador incluso fornecerá uma recarga em quatro horas – um tempo bastante razoável e que funciona bem para quem usa a bike como transporte para o trabalho.
  • A G Line tem ainda um guidão personalizado mais largo com manoplas ergonômicas que proporcionam “estabilidade excepcional”.
  • O assento é mais largo para maior conforto e os pedais de plataforma também, para melhor aderência.
  • Outra atualização feita pela empresa foram as rodas de 20 polegadas envoltas em pneus Schwalbe robustos.
  • Isso garante desempenho em terrenos mais instáveis, como a terra e o cascalho (que aparece no vídeo acima).
De acordo com a marca, o modelo consegue bom desempenho em vários tipos de terrenos – Imagem: Divulgação/Brompton Electric

Preço e condições

Por se tratar de um lançamento, a Brompton ainda não definiu o preço da nova G Line em todos os mercados. No Reino Unido, porém, já sabemos que o modelo elétrico vai custar 3.499 euros.

Você também poderá optar pelo modelo tradicional, sem ser elétrico, por 2.399 euros.

Lembrando que uma e-bike possui um sistema de assistência de pedal, que facilita bastante a atividade (garantindo também uma velocidade máxima maior).

A Brompton não tem loja própria aqui no Brasil, mas você encontra algumas marcas que revendem os produtos da empresa.

As informações são do New Atlas.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui