Como informamos aqui no Olhar Digital, o setor automotivo brasileiro acaba de ganhar uma nova montadora chinesa. A GAC Motor oficializou sua chegada ao país em setembro, após uma reunião do vice-presidente Geraldo Alckmin com o presidente global da marca, Feng Xingya.
À época, a companhia indicou que planeja investir US$ 1 bilhão por aqui – isso pelos próximos 5 anos. A empresa, porém, não revelou quando a operação começa nem os modelos que virão ao Brasil.
Um dos candidatos é o SUV Aion Y Plus, que já foi visto, inclusive, circulando pelas ruas de São Paulo. Ele é um carro totalmente elétrico, com motor capaz de gerar 204 cv de potência e com autonomia de 490 quilômetros.
Outro candidato ainda não foi lançado oficialmente pela GAC. O compacto elétrico Aion AY2 vai estrear na semana que vem no Salão de Guangzhou. As primeiras informações e fotos, no entanto, já saíram. E dá para dizer que o novo veículo será um concorrente direto do BYD Dolphin.
O que sabemos sobre o Aion AY2
- O hatch foi projetado para o mercado global deve estar disponível já no primeiro semestre de 2025.
- O AY2 vai utilizar a plataforma elétrica AEP, também adotada pelo Aion V de segunda geração.
- Ela tem estrutura de 400 Volts e permite carregamento rápido (cerca de 40 minutos até a recarga total, dependendo da capacidade da fonte de energia).
- Detalhes técnicos, como dimensões e potência, devem sair somente durante a apresentação do carro, na segunda semana de novembro.
- Também devemos ficar sabendo de uma possível data para a chegada do modelo por aqui.
- O que podemos adiantar é que, por fora, o AY2 é bonito e tem algumas características marcantes.
- A começar pelo formato dos faróis dianteiros, que se parecem com dois olhos levemente puxados.
- Na lateral, as maçanetas das portas são semiexpostas e o desenho das calotas é bem diferente.
- Na parte traseira, o carro conta com uma linha de teto que termina em um spoiler – e as lanternas têm um formato de janelinha, com 2 quadrados em cima e 2 embaixo.
- O preço oficial ainda não saiu, mas a expectativa é que o AY2 se posicione na faixa de preço do Dolphin.
- Ou seja, ele deve custar aproximadamente 100 mil yuans (R$ 81.000) na China.
- O valor aqui, entretanto, deve ser muito maior.
- Um BYD Dolhpin, por exemplo, custa mais ou menos R$ 160 mil; e um Dolphin Mini não sai por menos de R$ 115 mil.
Mais sobre a GAC Motor
Apesar de desconhecida aqui no Brasil, a GAC Motor (Guangzhou Automobile Group Motor) é quinta maior fabricante de carros da China. A companhia atua no país asiático desde 1955 e também produz para as japonesas Mitsubishi, Honda e Toyota.
No ano passado, a GAC comercializou 2,52 milhões de carros. Os planos da montadora, no entanto, são bem mais ambiciosos. A meta é superar os 4,75 milhões de veículos vendidos, somando um lucro de cerca de US$ 137 bilhões até 2030.
Para isso, a companhia aposta na expansão internacional. Ou seja: vender para mercados fora da China. Esse movimento começou em 2021, com a chegada da marca a alguns países da Europa.
Hoje, a GAC já se instalou também no Oriente Médio, na África e na América do Sul, onde já está presente no Chile e na Bolívia. E agora no Brasil, com previsão de estreia para os próximos meses.
As informações são do Inside EVs.