quarta-feira, novembro 27, 2024
InícioGeralNova cheia do Lago Guaíba cria fortes ondas em Porto Alegre

Nova cheia do Lago Guaíba cria fortes ondas em Porto Alegre

Atualizações da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul mostram que o nível da água do Lago Guaíba atingiu os 5,23 metros na tarde desta terça-feira, 14. A última vez que o lago atingiu esse nível foi em 7 de maio. Ondas foram vistas em diferentes pontos da orla de Porto Alegre, por causa do aumento da água e dos vendavais.

Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um homem que lutava contra as ondas, enquanto resgatava oito gatos de uma casa. A residência está localizada no bairro Lami, em Porto Alegre. 

Em outro vídeo, é possível observar brinquedos e equipamentos de ginástica submersos pelas ondas que chegam até o calçamento. 

A cota de inundação do lago é de 3 metros. A partir desse nível, a água começa a atingir as ruas de Porto Alegre e gerar inundações. 

Prefeito de Porto Alegre pediu que os moradores permaneçam em abrigos

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB), pediu aos moradores da capital gaúcha para que permaneçam em abrigos e não voltem para casa

O chefe do Executivo municipal disse em entrevista nesta segunda-feira, 13, que mais de 6 mil pessoas podem ser atingidas com o alagamento. “Apelo que quero fazer é para que ninguém volte para casa”, afirmou. 

Leia também:

Segundo o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos de Porto Alegre, Maurício Loss, a cheia não deve representar um grande alagamento nos lugares mais remotos da capital gaúcha. 

Contudo, segundo a prefeitura de Porto Alegre, cerca de 157 mil pessoas e 39 mil edificações foram diretamente afetadas pelas enchentes na cidade. 

Os bairros mais impactados são Arquipélago, Sarandi, Menino Deus, Farrapos, Humaitá, Cidade Baixa, Floresta, Centro Histórico, Ponta Grossa, São Geraldo, Navegantes e Lami.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui