Uma tecnologia de bateria pode fazer os carros elétricos andarem mais e reduzir o tempo de carregamento. A novidade que promete movimentar o mercado automotivo foi apresentada nesta quinta-feira (26) por duas gigantes do segmento na China: a SAIC-GM e a CATL.
Se trata de uma nova célula de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) com carregamento mais rápido da China. Segundo informações do CnEVPost, a nova célula é mais barata e pode permitir carregamento ultrarrápido 6C, algo inédito na indústria.
A promessa é recuperar até 200 km de autonomia em apenas cinco minutos.
O que foi revelado sobre a nova bateria
- Segundo a SAIC-GM e a CATL, a nova célula de bateria recupera 200 km de alcance em cinco minutos de carregamento rápido DC;
- O 6C é uma classificação que indica que a bateria pode levar 10 minutos (ou 1/6 de uma hora) para uma carga completa, tudo depende do tipo de carregamento e saída de energia, afirmam as empresas;
- Vale destacar que o máximo alcançado até aqui foi uma bateria 5,5C, usada pela empresa chinesa ZEEKR. O componente está presente no carro elétrico com carregamento mais rápido do mercado, o sedã 007. Segundo a montadora, a tecnologia permite carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 10 minutos;
- As novas células LFP estarão prontas para uso comercial em 2025 e farão parte da arquitetura de carros elétricos da GM, a Ultium, que receberá atualizações relevantes no próximo ano.
A CATL segue como líder mundial em fabricação de baterias por sete anos seguidos. Já a SAIC General Motors Corporation Limited (SAIC-GM) é uma joint venture de 1997 que também conta com a Guangxi Auto (antiga Wuling Group) para desenvolver e fabricar veículos para o mercado chinês sob as marcas Wuling e Baojun.