sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioCiência e tecnologiaNova bateria que carrega 200 km em minutos é lançada na China

Nova bateria que carrega 200 km em minutos é lançada na China

Uma tecnologia de bateria pode fazer os carros elétricos andarem mais e reduzir o tempo de carregamento. A novidade que promete movimentar o mercado automotivo foi apresentada nesta quinta-feira (26) por duas gigantes do segmento na China: a SAIC-GM e a CATL.

Se trata de uma nova célula de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) com carregamento mais rápido da China. Segundo informações do CnEVPost, a nova célula é mais barata e pode permitir carregamento ultrarrápido 6C, algo inédito na indústria.

A promessa é recuperar até 200 km de autonomia em apenas cinco minutos.

O que foi revelado sobre a nova bateria

  • Segundo a SAIC-GM e a CATL, a nova célula de bateria recupera 200 km de alcance em cinco minutos de carregamento rápido DC;
  • O 6C é uma classificação que indica que a bateria pode levar 10 minutos (ou 1/6 de uma hora) para uma carga completa, tudo depende do tipo de carregamento e saída de energia, afirmam as empresas;
  • Vale destacar que o máximo alcançado até aqui foi uma bateria 5,5C, usada pela empresa chinesa ZEEKR. O componente está presente no carro elétrico com carregamento mais rápido do mercado, o sedã 007. Segundo a montadora, a tecnologia permite carregar a bateria de 10 a 80% em pouco mais de 10 minutos;
  • As novas células LFP estarão prontas para uso comercial em 2025 e farão parte da arquitetura de carros elétricos da GM, a Ultium, que receberá atualizações relevantes no próximo ano.
Nova célula de bateria de lítio-ferro-fosfato (LFP) com carregamento mais rápido é lançada na China. (Imagem: Divulgação)
Ilustração de raio-x de carro elétrico
Novas células de bateria estarão prontas para uso comercial em 2025. (Imagem: Pikar3d/Shutterstock)

A CATL segue como líder mundial em fabricação de baterias por sete anos seguidos. Já a SAIC General Motors Corporation Limited (SAIC-GM) é uma joint venture de 1997 que também conta com a Guangxi Auto (antiga Wuling Group) para desenvolver e fabricar veículos para o mercado chinês sob as marcas Wuling e Baojun.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui