Pesquisadores da Chalmers University of Technology, na Suécia, desenvolveram uma bateria baseada em fibra de carbono capaz de armazenar mais energia e economizar até uma tonelada de peso. A novidade ainda promete um salto estimado de 70% na autonomia dos automóveis.
O trabalho chamado de “armazenamento de energia sem massa” pela equipe de pesquisa promete rigidez similar ao alumínio e poderá ser usada comercialmente, dispensando o uso de grandes (e pesadas) baterias de íons de lítio convencionais.
Qual o segredo da bateria de fibra de carbono?
- A fibra de carbono é um material incrivelmente leve e forte, portanto, já é um popular na estrutura de carros esportivos e de luxo;
- Ela também pode servir como um material de eletrodo eficaz quando projetado eletroquimicamente para isso;
- O novo design da bateria tem atualmente uma densidade de energia de 30 Wh/kg;
- O grande trunfo é a capacidade da bateria de carbono de substituir a estrutura do carro. O chassi, por exemplo, pode ser todo feito usando o material, funcionando também como uma “bateria gigante”;
- O resultado é uma redução drástica no peso final do veículo.
Os fabricantes de veículos elétricos podem ir além, preenchendo mais espaços do carro com novas células, aumentando ainda mais a capacidade final de armazenamento de energia. Segundo os criadores, os resultados podem ser revolucionários.
Como funciona a nova bateria?
O design da bateria usa fibra de carbono tanto no ânodo quanto no cátodo, onde também serve como reforço e coletor de corrente. Além disso, esta bateria usa um eletrólito semissólido em vez de um líquido para mover íons de lítio entre seus terminais.
No fim, ela também será menos inflamável e mais segura de usar.
Quando a bateria de fibra de carbono chega ao mercado?
A tecnologia continua na fase de testes. Ainda deve demorar alguns anos até o primeiro veículo produzido em massa vir equipado com a bateria de fibra de carbono. A empresa sueca Sinonus será responsável por comercializar a nova maneira de armazenar energia no futuro.