A Seleção Brasileira Feminina se garantiu no pódio da SheBelieves Cup 2024. Na tarde desta terça-feira (9), o Brasil garantiu o terceiro lugar da competição ao vencer o Japão nos pênaltis, por 3 a 0, depois do empate por 1 a 1 no tempo normal. A partida foi realizada nos gramados do Estádio Lower.com, em Columbus, Ohio, nos Estados Unidos.
A medalha de bronze foi conquistada pelas Guerreiras do Brasil que não venciam uma disputa de penalidade máxima há oito anos.
O primeiro tempo começou melhor para as japonesas que se organizaram com uma boa marcação em cima das brasileiras. Com velocidade e volume de jogo, o Japão abriu o placar aos 34 minutos. O gol foi marcado por Tanaka, que recebeu livre um cruzamento pela direita. Por pouco não ampliaram com pênalti marcado a favor do país asiático, mas que foi defendido por Lorena.
Com alterações no segundo tempo, a equipe do técnico Arthur Elias teve mais gás para buscar o seu gol. O tento brasileiro veio aos 26 minutos. Yasmin, que saiu do banco de reservas, cobrou escanteio e Cristiane marcou de cabeça.
Com o empate em tempo normal, o pódio foi disputado em penalidades máximas. O Brasil foi mais feliz com as cobranças certeiras de Cristiane, Tarciane e Angelina, e com as três defesas da goleira Lorena. Fim de papo com 3 a 0 para a Seleção Brasileira.
Com o gol de empate diante do Japão, Cristiane, segunda maior artilheira da Seleção Brasileira, chegou ao seu 97º tento marcado com a camisa canarinho. O feito também marca a volta dos gols marcados pela atacante. A última vez que Cristiane balançou as redes foi no dia 15 de dezembro de 2019, amistoso contra o México.
A SheBelieves Cup é uma competição anual de futebol feminino de tiro curto que conta com a participação de quatro seleções. É realizada desde 2016 nos Estados Unidos, sempre com a presença das anfitriãs e de mais três seleções convidadas.
Em 2024, a competição reuniu o Brasil, o Japão e o Canadá, que estão alocados entre os onze melhores países no atual ranking da Fifa.
Ainda para este ano, o torneio recebeu um novo formato. Anteriormente a disputa acontecia em pontos corridos. Para a nova edição valeu duelos em semifinal e final.