quarta-feira, abril 23, 2025
InícioViagem & GastronomiaNos passos do Papa em Buenos Aires: conheça o circuito papal na...

Nos passos do Papa em Buenos Aires: conheça o circuito papal na cidade

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira (21) fez reacender os passos do pontífice em vida. Primeiro líder do continente americano na história da Igreja Católica, Jorge Bergoglio – como era conhecido antes de se tornar papa – nasceu em Buenos Aires e iniciou sua vocação sacerdotal na capital argentina.

A comoção com o falecimento do papa reverberou homenagens por toda a cidade, com direito a projeção no Obelisco e missa na igreja de San José de Flores, onde sentiu sua vocação sacerdotal.

Nascido em 17 de dezembro de 1936, o papa foi criado no bairro portenho de Flores e não escondia o amor por futebol, sendo torcedor do time San Lorenzo. Ao lado do pai, Jorge chegou a frequentar o antigo estádio El Gasómetro, como era conhecida a casa do clube.

Confira a seguir alguns pontos de interesse em Buenos Aires frequentados pelo papa antes de se tornar o chefe da Igreja Católica:

Bairro de Flores

Flores é um dos bairros da região central de Buenos Aires e berço de nascimento de Jorge Bergoglio. A casa em que o Papa Francisco viveu os primeiros anos de vida junto dos pais e dos quatro irmãos fica no número 531 da rua Membrillar.

A uma curta distância dali fica o Instituto Nuestra Señora de la Misericordia, escola particular onde iniciou os estudos e recebeu a primeira comunhão. Concluiu o ensino fundamental na Escuela Primaria Coronel Pedro Antonio Cerviño.

Nas redondezas de Flores fica o bairro Boedo, onde frequentou com o pai o antigo estádio El Gasómetro, primeira casa do clube de futebol San Lorenzo. Atualmente, o clube joga em um estádio inaugurado em 1993 chamado de El Nuevo Gasómetro, situado dentro dos limites do bairro de Flores.

Planos para a construção de um novo estádio do San Lorenzo no bairro de Boedo ainda não saíram do papel, mas o nome já está definido: Papa Francisco.

Basílica María Auxiliadora y San Carlos

Construída entre 1900 e 1910, a basílica, situada no bairro de Almagro, foi onde o bebê Jorge Bergoglio foi batizado em 1936.

Anos mais tarde, já como arcebispo, realizou celebrações litúrgicas no local. Após o anúncio da morte do papa, a basílica também prestou homenagens ao pontífice.

Basílica de San José de Flores


Basílica de San José de Flores, em Buenos Aires
Basílica de San José de Flores foi local que revelou a vocação sacedortal do papa • Wikimedia Commons

Localizada em frente à Plaza Flores, a basílica é o local onde Jorge Bergoglio teria sentido sua vocação religiosa aos 17 anos. O templo atual foi finalizado na década de 1880 e destaca-se pelas colunas coríntias e pelas imagens dos 12 apóstolos.

Colégio Máximo de San José

Esta universidade jesuíta ficava em San Miguel, cidade na região metropolitana de Buenos Aires, e foi o local onde o papa obteve a licenciatura em filosofia em 1963. Em anos seguintes, de 1967 a 1970, estudou e também se licenciou em teologia neste local.

O papa, inclusive, assumiu o posto de Reitor do Colégio Máximo da Faculdade de Filosofia e Teologia duas vezes entre os anos de 1970 e 1980. Hoje, o endereço abriga o Centro Loyola de Espiritualidade e Cultura, pertencente à Companhia de Jesus.

Villa Devoto

Depois de ter escolhido o caminho do sacerdócio, Jorge Bergoglio entrou no Seminário Metropolitano de Buenos Aires, conhecido como o seminário de Villa Devoto, referente ao bairro de mesmo nome em que está localizado.

É comum que excursões do “Tour do Papa” também passem em frente à penitenciária da Villa Devoto, já que, antes de ser papa, Jorge benzeu a capela e celebrou algumas missas no endereço.

Catedral Metropolitana de Buenos Aires


Catedral de Buenos Aires
Catedral de Buenos Aires é um dos pontos turísticos mais conhecidos do centro da cidade • Wikimedia Commons

Antes de se tornar o Papa Francisco, Jorge Bergoglio foi arcebispo de Buenos Aires. Sua base foi a Catedral Metropolitana, principal construção da arquidiocese de Buenos Aires, a sede da Igreja Católica na Argentina.

Situada diante da Plaza de Mayo, no centro da cidade, a catedral é um dos principais pontos turísticos da capital. Reconstruído diversas vezes ao longo dos séculos, o edifício atual exibe uma fachada neoclássica do século 19 e, em seu interior, possui uma nave e uma cúpula que datam do século 18.

Dentro da catedral há decorações neorrenascentistas e neobarrocas. Ali fica o túmulo de José de San Martín, general argentino fundamental nas guerras de independência da Argentina, Chile e do Peru contra o domínio espanhol.

Conheça a nova unidade do museu Malba nos arredores de Buenos Aires

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui