O analista da Circan, Matt Piscatella, relatou dados realmente interessantes sobre o mercado de videogames dos EUA em 2023: o mercado físico representou menos de 5% dos gastos com videogames. Os dados referem-se à soma de todas as plataformas: console, portátil, PC, nuvem, VR sem console, assinaturas e mobile.
Para efeito de comparação, Piscatella citou como em 2019 o mercado físico representou 10% dos gastos gerais. Em suma, a erosão a favor do digital continuou inexoravelmente, tornando a compra de cópias físicas ainda mais marginal do que no passado.
Os gastos com software físico de videogame diminuíram a cada ano desde 2019 nos EUA, apesar do dramático crescimento geral da indústria observado em 2020 e 2021 em particular.
Fonte: Circana Games Market Dynamics– Mat Piscatella (@MatPiscatella) 10 de abril de 2024
O fato de os videogames nas lojas já não venderem muito já está comprovado há algum tempo. Os dados fornecidos por Piscatella não chegam de forma tão inesperada e imaginamos que não irão melhorar nos próximos anos. Digamos que seja um sinal inexorável dos novos tempos.